A INFLUENCIA DOS AEROSSOIS NA FORMAÇÃO DE NUVENS: UMA TROCA DE EXPERIENCIAS, ENTRE UNIVERSIADE E COMUNIDADE.
Resumo
A INFLUENCIA DOS AEROSSOIS NA FORMAÇÃO DE NUVENS: UMA TROCA DE EXPERIENCIAS, ENTRE UNIVERSIADE E COMUNIDADE.
O presente trabalho busca demostrar os estudos desenvolvidos no projeto de extensão Estação Meteorológica: interdisciplinaridade articulando universidade, escola e comunidade da Universidade Federal do Cariri UFCA. Onde este busca a interação entre comunidade e universidade para que ambos sejam beneficiados, proporcionando assim um novo conceito sobre meteorologia e as áreas da ciência. Para isso desenvolveu-se este projeto ligado à disciplina de “Laboratório de Práticas Pedagógicas III (LPPIII)”, disciplina que faz parte projeto pedagógico do curso de Ciências Naturais e Matemática. Esta disciplina tem por finalidade discutir o conceito de extensão universidade e suas relações com a educação básica; elaborar sequência de ensino; organizar e desenvolver mostras de materiais didáticos para o ensino de ciências naturais e matemática. Neste sentido busca-se consolidar os conceitos trabalhados em sala e oportunizar a contextualização da teoria com a prática.
A estação meteorológica visa o monitoramento de algumas variáveis ambientais, como por exemplo: temperatura, pressão, umidade do ar e volumes de chuvas, alguns gases poluentes e aerossóis, cujos dados serão armazenados para gerar um banco de dados para que em estudos futuros seja possível traçar um histórico destes parâmetros.
Este trabalho especificamente busca contextualizar junto aos agricultores do munícipio de Brejo Santo problemáticas ambientais que envolvam aerossóis atmosféricos.
1.1. AEROSSOIS, O QUE SÃO ?
A atmosfera é constituída por gases, partículas sólidas e líquidas, que mantêm entre si um processo de interações física e química constante. Para Field et al, (2012) estas partículas em suspensão na atmosfera são denominadas aerossóis. Os aerossóis podem ser de origem natural, como por exemplo provenientes de erupções vulcânicas e tempestades de areia, ou de origem antrópicas, causadas pelo homem, e podem ser provenientes do uso de combustíveis fósseis, demolições, queima de biomassa como na limpeza em terrenos e depósitos de lixo, dentre outras.
Para que pudéssemos levar à comunidade os impactos que a produção em excesso de aerossóis pode causar diretamente a sociedade, buscamos orientar os mais afetados com a falta de chuvas, os agricultores.