Políticas da Conferência
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Políticas das Modalidades
Os trabalhos submetidos devem atender às temáticas abordadas por um dos GTs. Para efeitos de consistência ao longo dos anos os GTs tendem a ser estáticos, mas as ementas são atualizadas para adequadamente representar as temáticas escolhidas para cada ano. Abaixo podem ser vistas as ementas de cada GT para a Seabi 2024.
GT 1 - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação
Pressupostos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Constituição do campo científico e questões epistemológicas sobre o objeto de estudo – a informação. Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Bibliofilia e Colecionismo. História da leitura e dos sistemas de escrita. História das bibliotecas e outras unidades de informação. História do livro e de outros registros de conhecimento. O conceito de documento no campo biblioteconômico-informacional. Fundamentos teóricos e sociais da informação.
GT 2 - Organização e Representação da Informação e do Conhecimento
Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização de documentos e da informação em ambientes informacionais, tais como: arquivos, museus, bibliotecas e congêneres. Estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação da informação e do conhecimento, incluindo o uso das tecnologias da informação. Representação Descritiva. Representação Temática. Modelos e instrumentos de representação. Tipos, formatos e funções dos catálogos. Sistemas de organização do conhecimento. Teoria da classificação, esquemas de classificação bibliográfica. Indexação e linguagens documentárias. Métodos e técnicas no âmbito da pesquisa em Organização e Representação da Informação e Conhecimento. Ética na representação da informação. Aspectos relacionados às políticas de organização e representação para preservação da memória institucional.
GT 3 - Cultura e Mediação em Ambientes de Informação
Mediação, circulação e apropriação da informação. Mediação da leitura e mediação cultural. Biblioterapia. Práticas leitoras. Estudo de usuários e de comunidades. Serviços de informação. Diálogos interdisciplinares sobre competência em informação. Disseminação da informação nos equipamentos culturais. Políticas públicas culturais e inclusão cultural. Preservação da cultura e o acesso democrático ao conhecimento.
GT 4 - Gestão e Empreendedorismo em Ambientes de Informação
Gestão de ambientes, sistemas, unidades, serviços, produtos de informação e recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos, usos e usuários da informação como instrumentos de gestão. Estudos de práticas/comportamentos de busca e uso de informação. Competências em informação. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Gestão de pessoas. Marketing de produtos e serviços de informação, monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Estudos de redes para a gestão. Aplicação das tecnologias de informação e comunicação à gestão da informação e do conhecimento. Empreendedorismo e Inovação. Mercado informacional convencional e de tendências.
GT 5 - Pesquisa e Comunicação Científica
Fundamentos da ciência, divisões, leis e teorias. Sistemas e fluxos da comunicação científica. Divulgação científica. E-science. Uso de preprints na publicação científica. Fontes de indexação para periódicos científicos. Critérios para indexação e avaliação de periódicos científicos. Ética na publicação científica. Periódicos científicos e periódicos eletrônicos. Processo editorial na produção de periódicos científicos. Movimento do Acesso Livre ao conhecimento. Quantificação da dinâmica da atividade científica, fator de impacto, qualis e abordagens para medição. Estudos métricos da informação, bibliometria, cientometria, informetria, webometria, altimetria.
GT 6 - Tecnologias da Informação
Estudos e pesquisas teórico-práticas que envolvam ações inovadoras e seus impactos nos processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, segurança e preservação de informação em ambientes digitais. Arquitetura da Informação (Usabilidade). Acessibilidade em Ambientes Informacionais. Aplicações móveis em contextos de unidades de informação. Bases de dados. Big Data. Bibliotecas Digitais Temáticas. Ensino e Atuação profissional envolvendo tecnologia em ambientes digitais. Ferramentas de comunicação e de colaboração científica (redes sociais, blogs, wikis, RSS). Humanidades Digitais. Internet das coisas. Inteligência artificial no contexto da Biblioteconomia (Chatbots Geração de Voz Artificial. Processamento Automático ou Semiautomático de Texto, Robótica. Transcrição de Áudio, Ferramentas Generativas). Linguagens Naturais e Artificiais em Ciência da Informação. Makerspace Serviços de descoberta e metabuscadores. Sistemas e tecnologias de informação verdes. Soluções Open-source para Unidades de Informação.
GT 7 – Informação, Memória e Patrimônio
As funções da cultura em bibliotecas contemporâneas. A importância da biodiversidade e da preservação do conhecimento tradicional em um mundo digital. Práticas de cultura sustentável e seu papel como direito à vida, refletindo diferentes modos de vida e a transversalidade entre saberes. Novos conhecimentos e ações sustentáveis em um contexto de ecologia de saberes. Estudos sobre a interconexão entre os campos da informação (Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação) e a Memória Social, Coletiva e Institucional. Incentivo a pesquisas transdisciplinares que integrem conceitos, teorias e práticas do binômio “informação e memória”. Valorização da memória coletiva, discursos e a relevância da memória oral nas narrativas contemporâneas. Reflexão sobre a relação entre memória e patrimônio cultural. Estratégias para a preservação e virtualização da memória social no ambiente digital. Reconhecimento da memória institucional como elemento essencial para a identidade organizacional. Discussão sobre memória e identidades em um mundo globalizado. Os desafios do silenciamento, apagamento e esquecimento na era da informação excessiva. Investigação da memória subterrânea de comunidades e identidades sub-representadas, destacando sua resistência cultural. Abordagem sobre justiça transicional como forma de reconhecer verdades históricas. Promoção de práticas de produção e consumo sustentável em conexão com a memória coletiva. Reflexão sobre as relações entre lugares, memória e pertencimento na construção de identidades sociais. Análise das representações sociais em contextos diversos.