Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Políticas das Modalidades

Os trabalhos submetidos devem atender às temáticas abordadas por um dos GTs. Para efeitos de consistência ao longo dos anos os GTs tendem a ser estáticos, mas as ementas são atualizadas para adequadamente representar as temáticas escolhidas para cada ano. Abaixo podem ser vistas as ementas de cada GT para a Seabi 2023.

 

GT 1 - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Pressupostos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Constituição do campo científico e questões epistemológicas sobre o objeto de estudo – a informação. Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Bibliofilia e Colecionismo. História da leitura e dos sistemas de escrita. História dos arquivos, bibliotecas, museus e outros ambientes de informação. História do livro e dos registros de conhecimento. O conceito de documento no campo informacional. Desinformação, pós-verdade, fake news: origens e conceitos.Regimes e políticas de informação. Usos sociais e políticos da informação. 


GT 2 - Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização de documentos e da informação em ambientes informacionais. Estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação da informação e do conhecimento, incluindo o uso das tecnologias da informação. Representação Descritiva. Representação Temática. Modelos e instrumentos de representação. Tipos, formatos e funções dos catálogos. Sistemas de organização do conhecimento. Teoria da classificação, esquemas de classificação bibliográfica. Indexação e linguagens documentárias. Métodos e técnicas no âmbito da pesquisa em Organização e Representação da Informação e Conhecimento. Ética na representação da informação.Formação e desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação. Aspectos relacionados às políticas de organização e representação para preservação da memória institucional. Organização do conhecimento e viés (bias). Representação da informação e inclusão / exclusão política e social.


GT 3 - Cultura e Mediação em Ambientes de Informação

Estudo dos processos e das relações entre mediação, circulação e apropriação da informação, em diferentes contextos e tempos históricos, considerando sua complexidade, dinamismo e abrangência. Fundamentos teórico-conceituais da mediação da informação, mediação da leitura e mediação cultural. Biblioteconomia e diversidade. Inclusão social e acessibilidade. As funções da cultura em ambientes de informação. Mediação da leitura e literatura. Biblioterapia. Estudo de usuários e de comunidades. Serviços de informação. Letramento Informacional. Competência em Informação. Competência Crítica em Informação. Competência em Mídias Digitais (alfabetização midiática). Infoeducação. Desinformação, pós-verdade, fake news: estratégias de combate. Fontes de informação gerais e especializadas. Atuação do profissional da informação no âmbito da mediação. Mediação da informação para, com e sobre comunidades e identidades sub representadas. Resiliência informacional. Ansiedade de informação.


GT 4 - Gestão e Empreendedorismo em Ambientes de Informação

Organização e planejamento de ambientes de informação. Teorias, funções e práticas da administração aplicadas aos ambientes de informação e às coleções. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva. Inteligência Competitiva. Gestão em preservação de acervos e documentos. Marketing em ambientes de informação. Indústria, inovação e infraestrutura. Informação e conhecimento nas organizações. Economia criativa. Empreendedorismo e intraempreendedorismo. Makerspace. Inteligência competitiva. Sustentabilidade econômica. Ecossistemas de conhecimento. 


GT 5 - Pesquisa e Comunicação Científica

Fundamentos da ciência, divisões, leis e teorias. Sistemas e fluxos da comunicação científica. Divulgação científica. E-science. Uso de preprints na publicação científica. Fontes de indexação para periódicos científicos. Critérios para indexação e avaliação de periódicos científicos. Ética na publicação científica. Gestão de periódicos e repositórios digitais. Processo editorial na produção de periódicos científicos. Movimento do Acesso Livre ao conhecimento. Quantificação da dinâmica da atividade científica, fator de impacto, qualis e abordagens para medição. Estudos métricos da informação, bibliometria, cientometria, informetria, webometria, altimetria. 


GT 6 - Tecnologias da Informação

Estudos e pesquisas teórico-práticas que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, segurança e preservação de informação em ambientes digitais. Arquitetura da Informação. Usabilidade Digital. Acessibilidade Digital e Informacional. Bases de dados. Digitalização de Acervos. Acervos digitais e repositórios institucionais. Ferramentas de descoberta e metabuscadores. Ferramentas de comunicação e de colaboração científica (redes sociais, blogs, wikis, RSS). Dispositivos móveis em contextos acadêmicos. Algoritmos como Instrumentos de Repressão Étnico-Racial e de Gênero. Aspectos Éticos, Legais e Humanos das Tecnologias. Ciência de Dados. Linguagens Naturais e Artificiais em Ciência da Informação. Processamento Automático ou Semiautomático de Texto. Inteligência artificial e Big Data. Ciência aberta. Propriedade intelectual e conhecimento científico. Internet das coisas. Humanidades Digitais. Sistemas e tecnologias de informação verdes.


GT 7 – Informação, Memória e Patrimônio

 Estudos sobre a relação entre os campos da informação (Biblio, Arquivo, Museu e CI) e da Memória Social, Coletiva e Institucional. Pesquisas transdisciplinares que envolvam conceitos, teorias e práticas do binômio “informação e memória”. Memória coletiva, discursos e memória oral. Memória e Patrimônio. Representações sociais. Preservação e virtualização da memória social. Memória institucional. Memória e identidades. Silenciamento, apagamento e esquecimento. Memória subterrânea, comunidades e identidades sub representadas. Memória e resistência. Justiça transicional. Informação e sustentabilidade. Cultura sustentável. Cultura como direito à vida, modos de vida, transversal, novos conhecimentos e ações sustentáveis. Produção e consumo sustentável. Ecologia de saberes. Práticas relacionadas à lugares, memória e pertencimento. Biodiversidade e preservação do conhecimento tradicional. Territórios, saberes-experiências e narrativas. Ancestralidade e povos originários.