APPHIDRÁULICA: SOFTWARE PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE HIDRÁULICA
Resumo
A Engenharia Civil é uma importante vertente da engenharia que atua no planejamento e execução de diferentes infraestruturas imprescindíveis para a sociedade. Dentre seus inúmeros campos de estudo há a Hidráulica, ciência que estuda o comportamento da água em repouso e em movimento através de condutos e canais. Essa ciência está presente no dimensionamento de estruturas como pontes, adutoras e tubulações. Ela trabalha em conjunto com disciplinas como Hidrologia e Mecânica dos Fluidos, sendo amplamente estudada na graduação de um engenheiro civil.
O ensino da Hidráulica na maioria das Universidades brasileiras abrange o estudo de uma complexa base teórica e a análise de ensaios em laboratório. Ambas as abordagens são largamente potencializadas com a aplicação de novas ferramentas que tornem o processo mais dinâmico e que facilitem a visualização dos conteúdos expostos. Dentre essas ferramentas pode-se citar o uso da computação em sala de aula, por meio de aplicativos que ofereçam funções para esclarecer aspectos mais complicados da disciplina.
Nesse contexto, o presente relato de experiência visa descrever o processo de construção de um aplicativo para o auxílio do ensino da disciplina de Hidráulica Aplicada da Universidade Federal do Cariri, o AppHidráulica. Tal aplicativo vem sendo desenvolvido dentro do Programa de Iniciação à Docência (PID - Monitoria em Hidráulica) desde o primeiro semestre de 2015 até julho de 2017, baseando-se na necessidade da criação de programas para a área de conhecimento de recursos hídricos que incrementassem a eficácia do ensino e servisse de apoio para as pesquisas.O objetivo do AppHidráulica é fornecer uma nova ferramenta de auxílio na resolução de problemas relacionados a disciplina de Hidráulica Aplicada, facilitando a aprendizagem dos discentes e possibilitando o desenvolvimento da Engenharia Civil enquanto ciência e profissão. Além disso, o desenvolvimento do programa proporciona para os bolsistas do PID um aprofundamento dos conhecimentos de programação e de recursos hídricos por meio da experiência obtida na construção dos algoritmos. O aplicativo foi baseado nos problemas do livro Hidráulica Básica do Rodrigo de Melo Porto (2006).