O PAPEL DOS PIE’S NAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFCA: INOVAÇÕES E DESAFIOS

Lizandra de Barros de Sousa, Crys Kelly Alves, Victoria Régia Arrais de Paiva

Resumo


O presente relato tem o propósito de compartilhar a trajetória dos Programas Institucionais de Extensão (PIE’s) na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir de 2014, quando passaram a ser implementados, mediante definição de cinco linhas temáticas, a saber: PIE Relação entre Universidade e Escola Básica (ensino médio e/ou fundamental); PIE Trabalho, Renda e Economia Solidária; PIE Tecnologias socioambientais e PIE Saúde Comunitária.

No final de 2016, tais programas passaram por um processo de realinhamento em suas linhas de atuação, tendo as mesmas sido ampliadas, incorporando temas relevantes para o cumprimento da missão institucional da UFCA. São elas: PIE Saúde e Qualidade de Vida, PIE Trabalho, Políticas Públicas e Economia Solidária, PIE Agroecologia, Sustentabilidade e Tecnologias Socioambientais, e as duas novas linhas temáticas: PIE Ciência, Educação e Interdisciplinaridade e PIE Educação e Ações Afirmativas. Até então, cada PIE mobilizava uma equipe de assessoria formada pelos assessores, que, no geral, são docentes em efetivo exercício e quatro bolsistas; envolvendo, portanto, 20 estudantes e 5 assessores, sendo que em alguns casos, passou-se a contar com assessores adjuntos, reforçando a equipe. Com a responsabilidade de articular as equipes e integrar as ações a PROEX conta com o Núcleo dos PIE’s, composta pela chefia e duas bolsistas.

Além das referidas inovações, em 2017 passou a ser ofertada uma nova modalidade, vinculada aos PIE’s, o Programa de Protagonismo Estudantil (PROPE), tendo sido 10 bolsas convertidas, por assim dizer na referida modalidade, distribuídas entre os 5 programas existentes. Constando nesse trabalho seus principais avanços e desafios.


Última alteração
12/01/2018