A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

Edna Ferreira Andrade, Gracy Kelli Martins, Denysson Axel Ribeiro Mota

Resumo


A monitoria no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri constitui-se uma atividade de iniciação à docência direcionada para o processo de formação profissional do estudante, por proporcionar-lhe o desenvolvimento inicial do exercício da docência universitária, tendo em vista a ausência de tal disciplina na grade obrigatória. O desenvolvimento de práticas pedagógicas como acompanhar a elaboração das aulas e aplicação de exercícios faz com que o monitor se aprofunde nos estudos e desenvolva habilidades para as atividades pedagógicas relacionadas à prática docente e o sistema de ensino na graduação, proporcionando junto ao grupo, a sistematização da teoria aliada à prática, apreendidos em sala de aula. Nesse contexto, a transposição didática é evidenciada no planejamento realizado pelo professor e a adequação dos conteúdos é essencial para o processo de assimilação e aprendizagem, sendo está uma estratégia pedagógica em que o monitor tem fundamental participação por ter vivenciado a disciplina e por ter um nível de reflexão acerca do que aprendeu e como aprende no período em que foi aluno da disciplina. A socialização das experiências no ambiente de ensino é fundamental para as reflexões sobre os conteúdos, as metodologias de ensino, as formas de avaliação e as demandas postas à profissão, que o graduando vivenciará após sua formação. Tal atividade mostra-se muito enriquecedora para avaliação das metodologias adotadas e para desenvolvimento do perfil docente e a conscientização da sua responsabilidade enquanto agente da construção do conhecimento e desenvolvimento para o meio acadêmico e sua ação social, que é adquirida nos cursos de bacharelado apenas por meio das monitorias de iniciação à docência. 


Última alteração
28/09/2017