O SONHADO, O PLANEJADO E O CONCRETIZADO: DESAFIOS DA NOVA IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DO CARIRI

Jardanny Marreiro Barros da silva, Francisco Luan da silva ferreira, Igor Joaquim Pereira Torres

Resumo


A Escola de Música do Cariri (EMUC) é um projeto de formação artística promovido por alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFCA, que acontece no âmbito da Pró-Reitoria de Cultura desta universidade. Na EMUC, são oferecidos à comunidade cursos de música, em que se realiza o ensino de canto coral e prática instrumental. O projeto existe desde 2011 quando foi experimentada a primeira implantação. Nesse novo momento, a EMUC fornece na atualidade um curso de violão e canto coletivo em parceria com instituições afins, nas sedes dessas instituições, atuando no município do Crato e de Juazeiro.

Apesar de ter alcançado resultados significativos nessa nova fase de trabalhos, com o número de 25 alunos na primeira turma de violão e 30 alunos na turma de coral, a EMUC enfrenta problemas estruturais, com o número reduzido de bolsistas (apenas 3), a não concretização de algumas iniciativas e a evasão de alunos do projeto. A demanda para o ensino de música na região parece ser enorme, dadas as solicitações de auxílio que a UFCA e a EMUC recebem para prover professores de música. As instituições parceiras têm dificuldades sistêmicas de manter o funcionamento de seus cursos e até dos locais que ocupam.

No início do ano, quando as primeiras articulações eram realizadas, muito foi sonhado, prometido e projetado. O choque de realidade fez com que o grupo que atua na EMUC, composto por um coordenador e três alunos bolsistas, adiasse datas, redirecionasse esforços e lutasse pelo possível.

Este trabalho se constitui como um relato das experiências vivenciadas na EMUC, que teve suas atividades interrompidas nos anos de 2015 e 2016, por falta de condições de funcionamento. Durante o ano corrente, experimentamos a constituição de um coordenador, a oferta de bolsas, a seleção de bolsistas e a reestruturação da Escola. Com um site em atividade, uma página no Facebook e duas instituições parceiras, não foi difícil juntar grupos de pessoas interessadas no conhecimento musical. As dificuldades apareceram quando itens estruturantes, como espaço para as aulas, não chegaram no tempo previsto. Desse modo, muito do sonhado e do planejado teve que ser postergado e repensado. Traçamos neste trabalho, nossa trajetória de cinco meses, esperando que através desse traço possamos refletir, recriar e superar, seguindo no objetivo central da EMUC: tornar o conhecimento musical mais democrático e acessível, além da academia.


Última alteração
02/10/2017