PERCURSOS DE FORMAÇÃO EM GESTÃO TERRITORIAL: DEBATENDO A CIDADE E CONSTRUINDO CONHECIMENTO
Resumo
Este trabalho relata a experiência de articulação de um conjunto de iniciativas empreendidas junto ao curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA voltadas à formação em planejamento e gestão de cidades e territórios. Mais especificamente, aborda-se aqui as atividades e resultados do projeto de monitoria Percursos de Formação em Gestão Territorial e do projeto de cultura Cidades em Debate, desenvolvidos pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA), no âmbito da linha de pesquisa Gestão do Desenvolvimento Territorial. As ações são desenvolvidas no Campus da UFCA em Juazeiro do Norte – CE, tendo como público principal os discentes do curso de Administração Pública e Gestão Social, mas envolvendo outros atores de dentro e de fora da universidade, como estudantes e professores de outras IES, membros do poder público, iniciativa privada e de organizações da sociedade civil.
Parte-se de uma compreensão sobre a necessidade de pensar ações de formação para além dos limites da sala de aula, bem como de fomentar a construção de conhecimento contextualizado a partir da realidade local e contribuir na elaboração de alternativas de promoção de desenvolvimento territorial e das cidades. A reflexão aqui proposta se norteia por alguns questionamentos: como aproximar os conteúdos de disciplinas da graduação com atividades de pesquisa, extensão e cultura promovidas por grupos de pesquisa e núcleos de conhecimento da universidade? Como fortalecer as relações entre a universidade e a sociedade local para a discussão de problemas comuns e a construção de ações convergentes? A partir destas indagações, o texto discute a atuação dos projetos supramencionados, refletindo sobre a sua efetiva contribuição para o incremento da formação dos estudantes e para a promoção do desenvolvimento do território.
Tento em vista uma melhor organização das ideias, o trabalho está estruturado em três seções, além desta introdução. Na primeira parte apresenta-se um panorama mais geral de debate sobre desenvolvimento de cidades e territórios, contexto de análise e ação onde se inserem as iniciativas aqui relatadas. A seção seguinte discute as atividades realizadas até o momento no âmbito dos projetos e a forma como se articulam com as disciplinas do curso e com outros atores internos e externos à universidade. A parte final traz uma reflexão sobre os resultados já alcançados e os desafios e possibilidades identificados. Uma vez que os projetos ainda estão em andamento, os resultados apresentados aqui são parciais.