Storytelling Visual: A Comunicação Subjetiva do Cinema

Leonardo Oliveira Saraiva

Resumo


A semiótica é o estudo dos signos, signo é a soma de compreensão entre significante e significado. O significante é a imagem ou áudio de um determinado elemento, o seu conceito, enquanto significado é a interiorização deste elemento, a concepção própria, particular de algo, o elemento em comum interiorizado, logo a soma entre o modo como se identifica algo (seja de forma escrita, verbal, sonora e etc) e o pensamento próprio referente a este elemento criam o signo, ou seja, o objeto pode ter seu significado diferente a depender de elementos externos da convivência de cada pessoa, elementos culturais, históricos, geográficos, econômicos e sociais da múltipla experiência de vida de cada um e como estes internalizam os signos “tudo o que é ideológico é um signo” (Bakhtin 2004, p 31).

A semiótica pode ser entendida através de 3 divisões: a sintaxe (harmonização entre signos), semântica (a relação do signo com o significado) e pragmática (como interpretamos o que o signo nos diz), a montagem cinematográfica é uma construção de sentido discursivo dentro de uma produção audiovisual, é o uso de cortes entre cenas, uso de áudio, vídeo, cores, enquadramentos de câmera, texto e demais efeitos que podem ser utilizados, possuem um sentido estrutural a ser compreendido pelo público que assiste.

A oficina irá apresentar os principais tópicos da montagem de um filme, explicando sua metodologia e sua função prática dentro da construção de um sentido a ser analisado e principalmente assistido por um público, fazendo através disso uma análise do construtivismo da montagem em si, além da análise dos ângulos de câmera empregados em determinadas cenas e sua função conceitual dentro da narrativa estética do diretor.


Última alteração
02/10/2017