FERRAMENTA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA
Resumo
Introdução: O Programa de Iniciação à Docência é uma forma de instigar no graduando a ingresso desde de cedo na carreira docente, por meio do sistemas de monitorias. O processo de ensino-aprendizagem dos aspectos morfológicos em Anatomia Humana, no entanto, apresenta caráter complexo e difícil pelo fato de que o aluno é posto a memorizar o diversas estruturas do corpo, o que torna o estudo desinteressante. Dessa forma, é necessário o aprimoramento constante de estratégias de ensino, de forma a desenvolver métodos que motivem os alunos. Desenvolvimento: Nessa perspectiva, pretende-se descrever a experiência do uso de ferramentas virtuais, como o atlas interativo, para o melhor compreensão dos conteúdos anatômicos. Relata-se o desempenho das monitorias desenvolvidas, durante o semestre 2017.1, na Faculdade de Medicina da UFCA, utilizado o suporte de programas de computador que facilitam o entendimento da anatomia. Resultado e discussão: Utilizou-se de um questionário eletrônico para avaliar o papel dessas tecnologias educacionais na fixação do assuntos repassado em sala de aula, o qual evidenciou avaliação positiva por maior parte dos envolvidos. O uso mais preterido do atlas virtual seria porque ele permite uma noção espacial das estruturas anatômicas (Q2) – 63,9% dos estudantes consideram-no como ótimo ou excelente para esse fim. Considerações finais: Assim, dada as barreiras de infraestrutura presentes no Anfiteatro de Anatomia da UFCA, o uso das ferramentas virtuais mostra-se como um método complementar e importante para o ensino de Anatomia Humana.