FERRAMENTA VIRTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA

Luiz Adolfo Miranda Bem, Gabriel Silva Resende, Lorenzo Tavares Nogueira, Francisco Richelieu Jaques Leite Junior, Ghiarone Garibalde Santiago Melo Junior, Cristiane Marinho Uchôa Lopes

Resumo


Introdução: O Programa de Iniciação à Docência é uma forma de instigar no graduando a ingresso desde de cedo na carreira docente, por meio do sistemas de monitorias. O processo de ensino-aprendizagem dos aspectos morfológicos em Anatomia Humana, no entanto, apresenta caráter complexo e difícil pelo fato de que o aluno é posto a memorizar o diversas estruturas do corpo, o que torna o estudo desinteressante. Dessa forma, é necessário o aprimoramento constante de estratégias de ensino, de forma a desenvolver métodos que motivem os alunos. Desenvolvimento: Nessa perspectiva, pretende-se descrever a experiência do uso de ferramentas virtuais, como o atlas interativo, para o melhor compreensão dos conteúdos anatômicos. Relata-se o desempenho das monitorias desenvolvidas, durante o semestre 2017.1, na Faculdade de Medicina da UFCA, utilizado o suporte de programas de computador que facilitam o entendimento da anatomia. Resultado e discussão: Utilizou-se de um questionário eletrônico para avaliar o papel dessas tecnologias educacionais na fixação do assuntos repassado em sala de aula, o qual evidenciou avaliação positiva por maior parte dos envolvidos. O uso mais preterido do atlas virtual seria porque ele permite uma noção espacial das estruturas anatômicas (Q2) – 63,9% dos estudantes consideram-no como ótimo ou excelente para esse fim. Considerações finais: Assim, dada as barreiras de infraestrutura presentes no Anfiteatro de Anatomia da UFCA, o uso das ferramentas virtuais mostra-se como um método complementar e importante para o ensino de Anatomia Humana.


Última alteração
02/10/2017