Teste do Coraçãozinho-detecção precoce de afecções cardíacas em recém-nascidos
Resumo
O teste do coraçãozinho é um exame simples, rápido, barato, indolor e não invasivo que deve ser realizado em toda maternidade. A grosso modo o exame é feito da seguinte maneira: com o oxímetro neonatal é passado um feixe de luz no dedo de uma das mãos e no dedo de um dos pés do neonato para avaliar a saturação de oxigênio (porcentagem de oxigênio que está sendo absorvida pelo corpo). Com os resultados nós comparamos a saturação da mão com a do pé. Se houver uma diferença maior que 3% entre os membros o exame é refeito por mais duas vezes com um intervalo de uma hora entre cada um. Se a diferença de porcentagem de saturação continuar ou aumentar o recém-nascido é encaminhado imediatamente a um cardiologista neonatal para uma melhor avaliação do quadro. A anamnese da família também é realizada para avaliação do histórico familiar de doenças cardiovasculares, para averiguar se foi feito p uso de alguma droga durante a gravidez (de cunho medicinal ou recreativo) e demais avaliações para investigação do caso clínico do paciente.
Os dados coletados durante os testes serão armazenados para a realização de estudos epidemiológicos das doenças cardiovasculares que mais acometem os recém-nascidos atendidos. Esses dados servirão para apresentações em congressos e simpósios e na elaboração de artigos baseados nos casos mais interessantes.
Os casos mais interessantes também servirão para estudo pelos estudantes participantes da ação de extensão e para apresentação em seminários aos membros do projeto e parceiros (Teste do Olhinho). Dessa forma, visamos atender a população que ainda não tem acesso ao exame e diminuir a morbimortalidade neonatal dessa região. Além disso, o projeto qualifica os estudantes para uma melhor vivência hospitalar e o incentiva ao aprendizado de diversos assuntos das áreas da medicina (pediatria, neonatologia e cardiologia) e assim que possam ter uma formação acadêmica mais completa.
Para organização do projeto serão realizadas reuniões mensais específicas para esse fim. Nessas reuniões poderão ser retiradas possíveis dúvidas dos estudantes, será entregue as escalas de plantões do mês de cada estudante, a discussão sobre a preparação de artigos e de trabalhos para apresentação em congressos e a entrega dos relatórios mensais que cada estudante deve fazer das suas atividades no hospital, nas palestras nos postos de saúde e das demais atividades.
Apesar da importância do exame esse teste ainda não é feito na maioria das maternidades brasileiras. Desse modo, nossa ação de extensão serve para suprir uma demanda de recém-nascidos no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. O teste do coraçãozinho faz parte da triagem neonatal, devendo ser realizado de forma universal para o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas mais graves segundo a PORTARIA Nº 20, DE 10 DE JUNHO DE 2015 do Ministério da Saúde com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2014.