INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA PARA ENGENHARIA DE MATERIAIS
Resumo
A química analítica pode ser definida, de forma sucinta, como a ciência que estuda e melhora os métodos analíticos. Segundo Skoog et. al. (2006, v. 1, p. 1 e 2) a química analítica é uma ciência voltada à medição, utilizando-se de um agregado de ideias e métodos relativamente poderosos, que são úteis em praticamente todos os campos da ciência e medicina, onde as medidas analíticas quantitativas também são altamente exploradas em pesquisas de diversas áreas da ciência, com a química, biologia, bioquímica, geologia e física. A análise química é vista como a parte prática desse ramo da ciência, onde são aplicados os métodos de análises para obter conhecimento e resolver problemas relacionados com a natureza e composição química da matéria. O fato é que essa ciência nos proporciona métodos onde podemos obter conhecimento de quais elementos e substâncias estão presentes e ou em que quantidades estão presentes em uma amostra de interesse.
A química analítica é utilizada na Universidade Federal do Cariri como meio de propagação de conhecimento sobre análises qualitativas e quantitativas de elementos e substâncias de interesse e para desenvolver habilidades e experiências para alunos dos cursos de Engenharia de Materiais e Agronomia, visto a grande necessidade desse conhecimento para os mesmos, incentivando para a criação de projetos de pesquisa e inovação. Tem-se como foco métodos de elevada credibilidade e precisão no âmbito de análises químicas, onde destacam-se a Absorção Atômica por Chama (FAAS), Espectroscopia UV/VIS e FTIR, Condutimetria, Gravimetria, como várias outras técnicas. O desenvolvimento dessas atividades só é possível ao grande suporte de equipamentos disponíveis nos laboratórios da universidade, onde destacam-se a Central Analítica e o Laboratório de Caracterização de Materiais.
O presente estudo busca apresentar o desenvolvimento da disciplina de Química Analítica nos cursos supracitados por meio de dados estatísticos sobre o aproveitamento da mesma em semestres em que os discentes tiveram apoio de monitorias e em semestre que não dispuseram do mesmo suporte. Será discutido sobre os métodos analíticos que foram apresentados aos discentes ao longo da disciplina, como também, a contribuição exercida pelo monitor no aproveitamento da mesma no semestre 2017.1.