CAFÉ COM SAÚDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HORIZONTAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE

Alexia Maria França Aragão, Arthur Oliveira Silva, Pedro Wallison Gomes Feitosa, Raul de Freitas Aquino, Maria Eliana Pierre Martins

Resumo


Introdução: O Café com Saúde consiste em uma prática pedagógica que se apresenta em forma de Ciclo de Debates desenvolvidos pela Liga de Saúde da Criança e do Adolescente (LiSCA) e a Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC). Objetivo: Vincular ao estudo e à produção acadêmica temas negligenciados durante a formação acadêmica, embora presentes nas políticas de saúde integral, convidando além de profissionais que legitimem um debate multidisciplinar em saúde e multisetorial, representantes de movimentos sociais e a comunidade popular não acadêmica. Método: A composição da Roda de Conversa dá-se pela escolha prévia de um tema e contribuição de facilitadores que são convidados de acordo com cada tema discutido. A função dos facilitadores está relacionada à introdução do tema gerador, bem como oferecer suporte e legitimação para as discussões, propiciando o compartilhamento de opiniões e experiências. Resultados: No I Café com Saúde, um total de 40 estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia de três universidades da região participaram da Roda de Conversa, que durou cerca de duas horas e trinta minutos. Já no II Café com Saúde, participaram 59 pessoas. O público do café foi constituído pelos colaboradores da LiSCA e da LISAC, 18 participantes, além de 41 pessoas de quatro universidades da região, dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Direito. Foi possível para os participantes problematizar suas perspectivas sobre os Tema Geradores e trabalhar a importância e significado da comunicação com o popular e com a cultura como sustentáculos do desenvolvimento individual e coletivo essenciais à integralidade da saúde. Conclusão: O Café com Saúde foi uma prática que contribui com a construção de um espaço diferenciado e essencial à estruturação da Faculdade de Medicina da UFCA. A inclusão da comunidade popular nos debates de saúde remete às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso De Graduação Em Medicina, ao promover autonomia e protagonismo ativo na humanização da prática médica.

Última alteração
02/10/2017