CAFÉ COM SAÚDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HORIZONTAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE SAÚDE
Resumo
Introdução: O Café com Saúde consiste em uma prática pedagógica que se apresenta em forma de Ciclo de Debates desenvolvidos pela Liga de Saúde da Criança e do Adolescente (LiSCA) e a Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC). Objetivo: Vincular ao estudo e à produção acadêmica temas negligenciados durante a formação acadêmica, embora presentes nas políticas de saúde integral, convidando além de profissionais que legitimem um debate multidisciplinar em saúde e multisetorial, representantes de movimentos sociais e a comunidade popular não acadêmica. Método: A composição da Roda de Conversa dá-se pela escolha prévia de um tema e contribuição de facilitadores que são convidados de acordo com cada tema discutido. A função dos facilitadores está relacionada à introdução do tema gerador, bem como oferecer suporte e legitimação para as discussões, propiciando o compartilhamento de opiniões e experiências. Resultados: No I Café com Saúde, um total de 40 estudantes de Medicina, Enfermagem e Psicologia de três universidades da região participaram da Roda de Conversa, que durou cerca de duas horas e trinta minutos. Já no II Café com Saúde, participaram 59 pessoas. O público do café foi constituído pelos colaboradores da LiSCA e da LISAC, 18 participantes, além de 41 pessoas de quatro universidades da região, dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Direito. Foi possível para os participantes problematizar suas perspectivas sobre os Tema Geradores e trabalhar a importância e significado da comunicação com o popular e com a cultura como sustentáculos do desenvolvimento individual e coletivo essenciais à integralidade da saúde. Conclusão: O Café com Saúde foi uma prática que contribui com a construção de um espaço diferenciado e essencial à estruturação da Faculdade de Medicina da UFCA. A inclusão da comunidade popular nos debates de saúde remete às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso De Graduação Em Medicina, ao promover autonomia e protagonismo ativo na humanização da prática médica.
Última alteração
02/10/2017