ENSINO DE ANATOMIA HUMANA EM ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As Ligas Acadêmicas (LAs), são associações de estudantes com objetivos de aprofundar conhecimentos em determinada área de conhecimento e, pode, levar benefícios à comunidade acadêmica ou à sociedade em geral. A Liga Caririense de Anatomia Humana (LICAN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) por meio deste relato, descreve a experiência em um dos seus projetos pautados no ensino de Anatomia e na promoção em saúde em uma escola do ensino médio da rede pública de ensino. As aulas ministradas procuraram apresentar a patogênese de doenças habituais na sociedade, enfatizando a importância da Anatomia humana no entendimento deste processo, e explicar como se dá a prevenção dessas patologias. O tema das aulas descritas neste relato foi : sistema cardiovascular: o tromboembolismo e suas consequências. Foram no total 2 lições ministradas com este tema e no formato de apresentações de slides, com o auxílio de peças anatômicas sintéticas simples encontradas no próprio laboratório de ciências básicas da escola. Diante disto, as atividades obtiveram bons resultados para a comunidade escolar e para os integrantes da LICAN. Os estudantes do ensino médio aprimoraram os conhecimentos relacionados com o corpo humano e tornaram-se capazes de melhorar as próprias qualidades de vida por meio da adoção de práticas preventivas. Os integrantes da LICAN, por sua vez, puderam refinar os conhecimentos acerca dos assuntos tratados em classe, obter experiência na prática da docência e experenciar satisfação pessoal na condição de promotores em saúde. As atividades ,portanto, culminaram em uma relação de simbiose.
Última alteração
15/12/2017