ENSINO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Cristina Gomes de Sousa, Brenda Lorrayne Helvécio Peixinho, Natália Juliana Barros Bezerra, Raimundo Tiago de Sousa Menezes, Vicente Bezerra da Silva Neto, Tatianne Régia Gomes Ribeiro

Resumo


Este relatório descreve o desenvolvimento educacional durante o primeiro semestre no curso de medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) na disciplina de histologia pela monitoria, enfatizando os avanços realizados, as características dos alunos, as dificuldades encontradas e possíveis soluções para estas.

As atividades da monitoria acontecem junto às professoras responsáveis pelas disciplinas contempladas, com o compromisso de organizar e formular atividades e

métodos para um melhor ensino dessas disciplinas. Norteadas por sua função, as ações da monitoria se dão no âmbito do curso de Medicina da Universidade Federal do

Cariri – FAMED, proporcionando um apoio para a formação dos estudantes do primeiro e segundo semestres.

As atividades desenvolvidas pelos alunos monitores se baseiam no apoio às aulas teórico-práticas, com maior enfoque nas aulas práticas. Na oportunidade, os monitores

auxiliam os discentes matriculados nos módulos do primeiro e segundo semestres no manuseio dos modelos embriológicos, microscópio e lâminas, conforme as professores

ministram suas aulas. Isso se dá em vários turnos da semana, permitindo aos monitores se organizarem em grupos de dois ou três, adequando suas disponibilidades dos seus

respectivos semestres.

Para avaliação dessa experiência e possível aprimoramento das atividades dos monitores, buscando uma construção crítica e reflexiva, elaborou-se uma entrevista semi-

estruturada (APÊNDICE A) para ser respondida pelos discentes dos módulos. A entrevista foi realizada de forma online na plataforma Google Forms e abordou perguntas que permeiam obter as informações sobre a experiência descrita acima, a qual foi vivenciada pelos monitores. Além disso, busca também pontuar a atuação da monitoria numa nota que varia de zero a cinco.  Após as respostas dos alunos, os dados foram avaliados, permitindo-se computar os resultados e elaborar as discussões. 

Segundo a pesquisa, nenhum dos alunos aprendeu sem ajuda dos monitores, e apenas um pequeno número de alunos (16% dos participantes da pesquisa) possuíram dificuldade apesar da ajuda, demonstrando a importância da monitoria para o suporte durante a aula. 96% dos entrevistados consideram indispensável a participação de alguém que acompanhe o professor, 64% dos participantes da enquete demonstraram que existe uma necessidade de um maior número de monitores e 92 % dos alunos entrevistados demonstram interesse pela disciplina a partir do contato com os monitores. 

Assim, a importância da Monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do Monitor, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, durante o programa, entre professor orientador e aluno monitor.

 


Última alteração
02/10/2017