CÉLULA ESTUDANTIL: UMA FILOSOFIA DE APRENDIZAGEM
Resumo
A proposta de aprendizagem cooperativa consiste na formação de células estudantis, grupos de estudo extra sala de aula com a pretensão de auxiliar simultaneamente na conclusão dos cursos de graduação, e na plena formação dos estudantes de acordo com o real sentido de educação, ou seja, na formação de sujeitos autônomos que possam se emancipar e conviver com o outro. Os estudantes reunidos em torno da célula procuram auxiliar e ser auxiliados, desenvolvendo dessa forma atitudes solidárias nas relações de interação com o próximo e consigo mesmo. Os encontros são em espaços dentro da própria UFCA, podendo se estender até mesmo em outros, para além da universidade, a critério dos membros, levando em consideração a localidade em que esses residem, e sua disposição. No entanto, devido na grande maioria das vezes pela distância impossibilitar essa extensão da célula, os encontros se dão somente na própria universidade, em um horário acordado por todos os envolvidos, que possibilite a assiduidade de todos. A célula estudantil da qual faço parte, tem como membros 5 estudantes do curso de filosofia, de diferentes semestres.O grupo por decisão em conjunto dentro do que consiste a atividade filosófica, e o interesse dos membros, além de procurar melhorar o desempenho em algumas disciplinas, optou por fazer a leitura das obras do filósofo clássico, Baruch de Spinoza