MONITORIA NA DISCIPLINA DE NEONATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rafael Correia Cavalcante Pereira, Mariana dos Santos Araujo Vidal, Stephanny Braga de brito Bacurau, Raphael Tavares Dantas, Wládia Gislaynne de Sousa Tavares, Maria Auxiliadora Ferreira Brito

Resumo


Introdução: A monitoria de Assistência ao recém-nascido em Sala de Parto desenvolve suas atividades durante toda a disciplina de Neonatologia, atuando principalmente como uma ponte entre o contato dos acadêmicos com os recém-nascidos e suas famílias. A atenção à saúde do recém-nascido é uma parte essencial da prática médica, cabendo a todo médico generalista a noção dos quesitos necessários para prestar uma boa assistência a esses pacientes. Desenvolvimento: O projeto une atividade práticas e teóricas, tendo como cenários de atuação: alojamento conjunto, sala de parto e triagens neonatais. Resultados e Discussão: A dinâmica de interação entre monitores e alunos é essencial para o funcionamento da disciplina, sendo engrandecedora para as duas partes, além de permitir a reflexão acerca da situação de saúde da comunidade. Considerações Finais: Situações vivenciadas na monitoria permitem uma maior criticidade acerca do papel do médico na atenção integral à saúde do RN, e a participação do monitor na disciplina torna-se importante principalmente no estabelecimento de um primeiro contato entre alunos e pacientes. 


Última alteração
02/10/2017