IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS NO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL

Damião wellingon alves Mascena

Resumo


Dentre as possíveis áreas de atuação de um engenheiro civil tem-se a área da Geotecnia, que aborda as disciplinas de Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II, Fundações e Barragens de Terra nos cursos de graduação. Na disciplina de Mecânica dos Solos I são abordados os ensaios de laboratório. Esta disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno o conhecimento básico da mecânica dos solos, necessário para o desenvolvimento de projetos geotécnicos aplicados, tais como: projetos de fundações, camada de base de pavimentação, obras de contenções, obras subterrâneas e barragens; sendo as metodologias destes projetos demostradas nas disciplinas citadas. Busca, portanto, compreender o comportamento do solo quando estes são sujeitos a solicitações ou são submetidos ao alívio de tensões.

Diante da importância exposta anteriormente, as práticas de laboratório de Mecânica dos Solos se tornam essenciais para o entendimento do comportamento do solo. Neste sentido, buscou-se participar dos diversos projetos (ensino, pesquisa e extensão) desenvolvidos no laboratório de Mecânica dos Solos da UFCA. Dentre os projetos desenvolvidos, deseja-se dar ênfase, neste relato de experiência, ao Projeto de Monitoria, vinculado às atividades de ensino, que visa dar suporte aos alunos matriculados nas disciplinas de Mecânica dos Solos I e Mecânica dos Solos II, através das seguintes atividades: acompanhamento de seções de laboratório e de atividades práticas; atendimento extraclasse aos alunos; e participação da preparação de material didático.

As atividades em laboratório, assim como toda atividade prática, ampliam os conhecimentos adquiridos na teoria. No caso da mecânica dos solos, para seu entendimento é necessário a realização de práticas constantes, de maneira a subsidiar as análises do seu comportamento, visto que os solos são materiais heterogêneos e que não possuem uma relação única e nem linear de tensão x deformação, como nos demais materiais estudados na engenharia civil. Compreender os diferentes tipos de solos, os possíveis tipos de ensaios e suas condições de realização, através dos conhecimentos adquiridos nas práticas de laboratório, é um diferencial na formação profissional de um engenheiro civil.

Dentre os ensaios básicos realizados para o conhecimento das propriedades dos solos tem-se: Preparação de amostra e determinação do teor de umidade; ensaio granulométrico - peneiramento, ensaio granulométrico por sedimentação; ensaios de Limite de liquidez e de plasticidade, ensaios de compactação e densidade in situ. Os subitens adiante apresentam essas atividades básicas, que são realizadas para o conhecimento dos solos, sendo estas realizadas no decorrer do desenvolvimento do Projeto de Monitoria da disciplina de Mecânica dos Solos I. Nesse contexto, o presente relato de experiência descreve os ensaios básicos de caracterização geotécnica, bem como, suas aplicações na vida dos futuros profissionais da engenharia civil.


Última alteração
28/09/2017