Você sabia que ao vivermos em sociedade estamos sujeitos ao que chamamos de Controle Social?

Karina Cristina dos Santos, Vicente Bezerra da Silva Neto, Ionara Bastos de Morais, Bruna Karine Batista da Silva, Alana Mendes Mendes de Sousa, Deilane Queiroz Guimarães, Emille Sampaio Cordeiro, Sandra Barreto Fernandes da Silva

Resumo


Os pilares do PET-Saúde GraduaSUS são baseados na integração entre ensino-serviço-comunidade e educação pelo trabalho tendo como premissa estimular a formação com base nas diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio das práticas de vivências em saúde e de iniciação ao trabalho, as quais são capazes de proporcionar uma qualificação do conhecimento tanto para estudantes quanto para os profissionais da saúde, o programa objetiva a promoção de cidadão críticos e capazes de atuar no seu processo saúde-doença e, assim, a formação de um SUS com uma saúde mais efetiva e de qualidade.

O termo Controle social tem origem na sociologia, com estudiosos como Émile Durkheim e posteriormente na Sociologia norte-americana, e refere-se ao direito e dever da sociedade de participar do debate e da decisão sobre a formulação, execução e avaliação da política nacional, ou seja, descreve a capacidade da sociedade de se autorregular, bem como os meios que ela utiliza para induzir a submissão a seus próprios padrões. O Controle Social busca, pela participação da comunidade, acompanhar a atuação da administração pública, para que ela seja feita em favor da sociedade; é, portanto, um instrumento de participação social, a partir do momento em que a sociedade organizada acompanha com detalhe, a atuação de seus representantes no uso do recurso público.

Visto que, os pilares do PET-Saúde GraduaSUS aliam-se diretamente ao conceito e desenvolvimento de um controle social eficaz, o qual interfere positivamente na construção de uma saúde de qualidade, temos o objetivo de desenvolver a oficina: Você sabia que ao vivermos em sociedade estamos sujeitos ao que chamamos de Controle Social? a fim de debater um tema de tamanha relevância. E com isso, proporcionamos a reflexão acerca da necessidade dos indivíduos conhecerem o seu papel dentro do controle social a fim de que se formem cidadãos atuantes no seu processo saúde-doença.. 


Última alteração
02/10/2017