CÉLULA ESTUDANTIL DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Cícero Roberto Pinheiro Grangeiro Júnior

Resumo


Apesar do que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, muitas vezes o estudante não é estimulado à autonomia ou ao desenvolvimento de habilidades sociais. A Aprendizagem Cooperativa (AC) é o uso educativo de pequenos grupos para que os alunos trabalhem juntos para maximizar o seu próprio aprendizado e de cada um dos outros. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) conta com aproximadamente 20 estudantes bolsistas de diversos cursos de graduação dessa instituição, dentre eles, quatro estudantes de Medicina. O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência de um estudante bolsista do PACCE em uma célula estudantil de AC, articulada junto a outros quatro estudantes do mesmo semestre do curso de Medicina da UFCA, durante o período letivo de 2017.1 e o impacto da utilização dessa metodologia na formação dos alunos envolvidos. Ao longo do semestre foram realizadas 14 reuniões com frequência semanal e uma duração média de quatro horas, nas quais se buscou valorizar os cinco elementos-chave para cooperação: interdependência positiva, interação promotora, responsabilização individual, habilidades sociais e processamento de grupo. Através da experiência com o PACCE, foi possível perceber que a AC se trata de uma metodologia eficaz, adequada à Medicina, benéfica aos estudantes bolsistas e aos demais membros das células. Diante do seu potencial, ressalta-se a importância da existência e manutenção de tal programa na UFCA como instrumento de formação acadêmica e humanista dos seus egressos, demandando assim seu fortalecimento, aperfeiçoamento e, quando possível, ampliação.


Última alteração
02/10/2017