PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BARBALHA-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PROJETO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA

Gabrielle Cavalcante Trigueiro, Sarah Cavalcante Brandão, Emmanuela Quental Callou de Sá, Thereza Maria Tavares Sampaio

Resumo


INTRODUÇÃO: Segundo estudo do Ministério da Saúde, em 2014 8,4% dos brasileiros de 12 a 17 anos estavam obesos e 17,1% com sobrepeso. Crianças e adolescentes obesos têm um risco 2,5 vezes superior de se tornarem adultos obesos, culminando no aumento de doenças cardiovasculares. Com o enfoque à promoção da saúde o Projeto Estilo de Vida Saudável na Escola encoraja e desafia seus membros a atuarem na identificação, na prevenção e no tratamento do sobrepeso e da obesidade em escolares, com o apoio das Secretarias de Saúde e de Educação.OBJETIVO: Avaliar a prevalência do excesso de peso de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar na cidade de Barbalha-CE. MÉTODOS: Foram avaliados estudantes do 6º ao 9º ano do colégio selecionado no ano de 2017. Foi realizado sorteio aleatório de 6 turmas, com representação de todas as séries da escola.  Foram mensurados os dados antropométricos peso e altura e calculado o índice de massa corporal (IMC). Foi considerado eutrofia o percentil de IMC de 4 a 84, desnutrição ≤ 3 e excesso de peso ≥ 85%, sendo 85-94 sobrepeso e ≥ 95 obesidade. RESULTADOS: Foram avaliados 154 estudantes de 10 a 16 anos, predominando o sexo feminino (55,19%). Conforme a classificação do IMC, 66,24% dos escolares encontravam-se eutróficos, 3,24% com baixo peso, 13% com sobrepeso e 17,52% com obesidade, sendo que 5,19% apresentavam percentil de IMC ≥ 99%. O excesso de peso esteve presente em 24,99% dos alunos do sexo masculino e em 34,87% do feminino e a desnutrição em 4,34% dos meninos e 2,35% das meninas. CONCLUSÃO: Considerando a análise realizada, verificou-se que uma parcela importante dos escolares apresentava excesso de peso, superando as médias nacionais dessa patologia. Ademais, apesar da baixa porcentagem de alunos abaixo do peso nessa escola, é relevante ressaltar que a desnutrição pode comprometer o desenvolvimento físico e mental. Tais resultados reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à problemática e a de mais estudos regionais para o fornecimento de dados. É muito importante que seja realizado na escola orientações acerca de hábitos de vida saudáveis, pois neste local e momento é que pode começar o interesse, o entendimento e mesmo a mudança dos hábitos dos adultos, por intermédio das crianças e dos adolescentes.


Última alteração
02/10/2017