RECONSTRUINDO CENÁRIOS DE PRÁTICA NA FORMAÇÃO MÉDICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Dara Almeida Maurício de Alencar, Ionara Bastos Morais, Elizabelle Gomes Cerino

Resumo


Este relato de experiência trata sobre os objetivos, desafios e meios de execução pelas quais as monitoras e as docentes do módulo de ‘(RE)construindo Cenários de Formação Médica: em Foco Educação em Saúde’ tiveram durante o período de 2017.1. Este módulo, que ocorre na Faculdade de Medicina de Barbalha, com alunos do primeiro período, tem como subsídio principal a participação interativa com os estudantes sobre temas que envolvam os três níveis de atenção à saúde: primária, secundária e terciária. Para isso, há aulas teóricas, para haver um embasamento primordial, mas, principalmente, atuações práticas, onde os estudantes podem observar e presenciar a atuação de diferentes profissionais de saúde nessas três esferas de cuidado à população. Houveram algumas dificuldades, as quais já possuem estratégias para superação em 2017.2. Um dos maiores objetivos da disciplina é a relização pelos estudantes de projetos de intervenção em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade de Barbalha. Com isso, os discentes podem potencializar as ações das equipes dessas UBSs, além de compreender melhor o funcionamento e a dinâmica desses locais, e de vivenciar o que poderá ser, após a graduação, um dos locais de trabalho desses futuros médicos. 

Última alteração
02/10/2017