A VISITA DOMICILIAR NO ÂMBITO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSIONISTAS DO PROMFC

Elysyana Barros Moreira, JUCIER GONÇALVES JÚNIOR, FRANCISCO TELÉSFORO CELESTINO JUNIOR, JOBSON NERY FERNANDES DE LIMA, JOSÉ MAMEDE CRUZ DOS SANTOS, SANDRA BARRETO FERNANDES

Resumo


Introdução: O ProMFC Cariri – Projeto de Extensão em Medicina de Família e Comunidade do Cariri constitui uma ação de extensão do Curso de Medicina da UFCA, insere os extensionistas do Projeto no cotidiano de uma equipe multidisciplinar de Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), buscando impactar positivamente nas condições de saúde da comunidade e contribuindo para o aperfeiçoamento do canal de comunicação entre pacientes e equipe de saúde.

Objetivo: apresentar a experiência dos extensionistas do Projeto no acompanhamento de visita domiciliar realizada pela equipe de saúde da UBS Bulandeira, na zona rural do município de Barbalha/CE, em agosto do corrente ano, descrevendo a vivência e os aprendizados obtidos a partir desta, bem como refletindo criticamente acerca da importância da ferramenta da visita domiciliar no contexto da atenção básica.

Desenvolvimento: No dia 2 de agosto do corrente ano, três extensionistas do ProMFC participaram de visita domiciliar realizada pela equipe de saúde da UBS Bulandeira - um médico, uma técnica de enfermagem, uma agente comunitária de saúde (ACS) e um motorista. Dois pacientes foram visitados, um era acamado e a outra era idosa.  Além disso, foram dadas orientações acerca do risco potencial de manutenção de animais domésticos circulando em ambiente de convivência familiar.

Resultados e discussão: A visita domiciliar constitui-se em ferramenta de intervenção, como forma de inserção e de conhecimento da realidade de vida da população beneficiada pela assistência básica, propiciando vínculos população-profissionais de saúde e a compreensão de aspectos importantes da dinâmica das relações familiares. Nesse contexto, o ProMFC, em parceria com o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), vem possibilitando aos extensionistas a inserção precoce nas UBS, ossibilitando a construção não só do raciocínio médico mais também do desenvolvimento de habilidades em trabalhar com uma equipe multidisciplinar e com um olhar voltado para o indivíduo de forma biopsicossocial e espiritual. 

Considerações finais: A visita domiciliar proporcionou aos extensionistas do ProMFC entender o quanto ouvir e desenvolver a capacidade de se comunicar de forma que o paciente possa compreender tudo aquilo que está sendo orientado.


Última alteração
02/10/2017