CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL: A COMPLEMENTARIDADE DO APROFUNDAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COMO REFORÇO DE ENSINO

Luana Barros Ramalho, Letícia Caetano da Silva, Bruno Peixoto de Oliveira

Resumo


O presente relato de experiência objetiva descrever o funcionamento das atividades de monitoria-acadêmica realizada no decorrer do período letivo de 2017.1 com os alunos da disciplina de Química Geral do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Estas atividades foram organizadas de forma a facilitar a construção do conhecimento dos alunos monitorados e o aprimoramento da formação docente do monitor, bem como para solidificação de seus conhecimentos, constituindo-se em: i) Estudo e aprofundamento do conteúdo da disciplina; ii) Auxílio aos alunos em dúvidas referentes à disciplina mediante disponibilidade dos mesmos; ii) Mediação da resolução de listas de exercícios propostos pelo docente da disciplina através do Grupo de Estudo Interdisciplinar (GEI); iii) Acompanhamento e auxílio às aulas da disciplina. Como resultado parcial, observamos que mesmo com a pouca participação dos alunos a monitoria contribuiu para que os mesmos sanassem suas dúvidas e conseguissem assimilar o conteúdo da disciplina, acarretando num bom desempenho nas avaliações. As atividades da monitoria contribuíram tanto para os alunos monitorados, quanto para o monitor, no que refere-se à sua formação enquanto futuro docente. O seu papel mostrou-se muito importante em relação à forma de diálogo mais alternativa e próxima à realidade dos discentes.

Última alteração
28/09/2017