APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Marinna de Andrade Saraiva, Julianny Galdino Amorim, Francisca Vitória Pereira de Souza, Camila do Espírito Santo Prado Oliveira

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é um programa de bolsas de monitoria da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que tem como metodologia a Aprendizagem Cooperativa com embasamento teórico nos 5 pilares dos irmãos Johnson e Johnson. A célula estudantil em questão tem reuniões semanais e apresenta três integrantes pertencentes, atualmente, ao oitavo semestre da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFCA e aborda temas que durante os encontros buscam suprir carências percebidas pelas integrantes durante sua formação no curso. DESENVOLVIMENTO: Buscando alcançar os pilares do programa durante as reuniões ocorre a divisão dos conteúdos a serem estudados, cada membro ficando responsável por um determinado tema  e por conduzir o estudo daquele tema durante a reunião, também tem momentos de resoluçãode questões em conjunto de temas estudados anteriormente, momentos de revisão e consolidação dos conteúdos estudados, além de a célula estudantil ser um ambiente horizontalizado, onde todas as suas integrantes têm os mesmo direitos de opinião e podem fazer uma avaliação geral de como foiram as reuniões e podem sugerir melhores formas de abordagem dos conteúdos, bem como apontar aspectos positivos e negativos dos encontros.A célula teve como proposta inicial o estudo da anatomia humana, a fim de suprir uma carência deste conteúdo, mas posteriormente foi acrescentado o estudo de conteúdos abordados em alguns dos módulos presentes no sétimo semestre da FAMED da UFCA. RESULTADOS e DISCUSSÃO: O estudo na célula estudantil utilizando a metodologia de Aprendizagem Cooperativa permitiu às integrantes desenvolverem diferentes aspectos; seja na dimensão cognitiva, ao facilitar e aumentar a eficiência do aprendizado; seja no aspecto das relações interpessoais, ao incentivar a cooperação, possibilitar o diálogo e interação entre os membros; seja ampliando as habilidades da vida profissional, ao promover a responsabilidade, dedicação e compromisso, não apenas de forma individual, mas dentro de um grupo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, conclui-se que o estudo em célula estudantil, durante o primeiro semestre de 2017, através a aprendizagem cooperativa, possibilitou às estudantes desenvolverem suas habilidades de interação social, bem como tornou o processo de aprendizagem mais eficiente e completo. Além disso, promoveu a ampliação do conhecimento de alguns temas deficitários durante a formação acadêmica e a otimização do aprendizado dos temas estudados durante os módulos. Tudo isso permitiu que os integrantes aprimorassem o seu raciocínio clínico, contribuindo de forma significativa na sua formação médica.


Última alteração
02/10/2017