DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES PILOTO DE PRODUÇÃO DE MELÃO NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE
Resumo
A difusão e instalação de unidades piloto da cultura do melão estão sendo realizadas em comunidades rurais nos municípios do Crato, Abaiara e Missão Velha-CE.
Inicialmente o bolsista selecionado passou por um processo de capacitação por meio de revisão bibliográfica, a fim de aprofundar o seu conhecimento na cultura a ser trabalhada.
Posteriormente foram realizadas visitas às comunidades que possuem assistência técnica do Instituto Flor do Pequi, que é parceiro na ação de extensão, aprovada na modalidade ampla concorrência da UFCA, nos municípios citados acima, para selecionar os agricultores interessados no cultivo do melão.
Com participação máxima de 10 agricultores por município, foi realizada a apresentação do projeto e o Curso Teórico sobre a cultura do melão aos agricultores selecionados na visita às comunidades.
O projeto tem em uma das suas vertentes o objetivo de trabalhar nas comunidades com 2 sistemas de plantios diferentes: tradicional e alternativo. O modelo tradicional será utilizando mouche plástico preto para cobertura do solo dos canteiros e adubação orgânica mais química com NPK. Já o modelo alternativo será utilizando crotalária para cobrir o solo e somente adubação orgânica com composto. Em ambos modelos será utilizado cobertura com TNT para evitar o uso de inseticidas para controle, principalmente, de pulgões e mosca branca. Na fase de floração é removida a cobertura com TNT e se for necessário o controle destas pragas, no modelo tradicional será aplicado inseticida e no alternativo biodefensivos.
Para que possam plantar melão da forma alternativa, além do curso teórico da cultura, os agricultores participaram do curso teórico e prático sobre composto orgânico.
Em cada município foi selecionado um agricultor para iniciar o cultivo do melão por meio de unidades piloto para a condução da cultura no campo, realizando todo o manejo necessário para a produção de frutos de qualidade.
Até o momento já foram ministrados os cursos sobre a produção de melão, curso sobre compostagem e o plantio da crotalária nas unidades piloto, que servirão de cobertura morta sobre o solo para o sistema de cultivo orgânico do melão.
As próximas atividades se iniciam no fim de agosto e início de setembro de 2017, com a capacitação sobre fabricação e aplicação dos biodefensivos, para o controle de pragas no sistema alternativo e plantio do melão nos sistemas convencional e alternativo.