ESCOLA SEM MACHISMO: Uma proposta de discussão de igualdade de gênero nas escolas do cariri
Resumo
“Ser mulher é falar a língua do outro, isto é, ficar em silencio”(AZÊREDO,2011,p.31) social e historicamente marcada pelos diversos tipos de preconceito, a atuação feminina foi condicionada como silenciosa e repressiva, diante das dificuldades de igualde de gênero que permeiam seus cenários de atuação. Tomando por base essa dificuldade de colocar-se socialmente como ser capaz e livre, a mulher tornou-se fonte de estudo em diversos segmentos condicionados a educação.
Partindo desse pressuposto, o projeto Escola Sem Machismo, que atualmente está vinculado atualmente ao Programa Institucional de Extensão – PIE da Pró – Reitoria de Extensão – Proex na Universidade Federal do Cariri – UFCA, enxergou a necessidade de que temas relacionados ao machismo e ao papel da mulher em sociedade fossem levados a comunidade escolar caririense. Acreditando pois, ser este o caminho mais viável para a promoção de mudanças visíveis em estudantes de níveis fundamentais e médios.
Paulo Freire em a pedagogia do Oprimido, retoma esse sentido que a educação age como transformadora de mentalidades e questionamentos quando afirma que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.(FREIRE,2006).Reforçando o quão condicionada a educação estão as mudanças que o ser humano deseja ver e vivenciar em sociedade.
O publico alvo escolhido para o projeto, foram alunos de ensino médio e fundamental oriundos de escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. A intenção na escolha de alunos em faixa etárias e anos escolares diversos , advém do fator que mais instigou a criação do projeto: É preciso discutir sobre machismo em cada fase que o estudante atravessa em sua formação acadêmica, para que essa formação não seja apenas algo passageiro e ineficaz, mas, que perdure e atue de forma continuada na vida de cada estudante. Levando estes a desenvolverem questionamentos internos que levarão do ensino fundamental para o médio, do médio para a universidade e da universidade para a vida. Não existindo uma preocupação voltada apenas para o processo educacional . Mas também, voltada para o ser humano inserido em sociedade.
As escolas envolvidas, foram a Escola de Ensino Médio Profissionalizante Aderson Borges de Carvalho e a Escola de Ensino Fundamental João Alencar, por serem antigas parceiras do projeto o que facilitou a implantação deste ,a realização das atividades e a coleta de dados de aceitação , como fator de controle dos índices estabelecidos para o projeto. A intenção de auxiliar na formação de cada estudante instigou e instiga os horizontes a serem percorridos motivando continuamente os envolvidos a apostarem na educação como mediadora de realidades e na extensão como veículo facilitador dessa transformação.