MONITORIA DE FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

iri sandro lima, Virna Tavares Lima, Francisca Vitória Souza, Allan Jordan Santos

Resumo


O projeto de monitoria “Ensino e Aprendizagem de Fisiologia e Farmacologia no Curso de Medicina do Cariri” integra o Programa de Iniciação à Docência (PID) que está vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), atuando como uma ferramenta de dinamização e aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em fisiologia e farmacologia na formação do estudante de graduação do curso de medicina.

O referido projeto tem como professor-orientador Iri Sandro Pampolha Lima e dispõe da atuação de três alunos-monitores, acadêmicos de medicina da UFCA. O projeto compreende as disciplinas de Fisiologia e Farmacologia, integrantes da grade curricular do 1º e 2º semestre do curso médico da Universidade Federal do Cariri.

Este trabalho objetiva apresentar em forma de relato a experiência dos alunos-monitores de Fisiologia e Farmacologia na Faculdade de Medicina do Cariri, evidenciando os resultados positivos obtidos desta vivência e as dificuldades encontradas. Será abordado o impacto da monitoria como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento tanto do aluno-monitor bem como para os alunos-monitorados.

Destarte, pode-se observar o quão importante é a iniciação à docência de fisiologia e farmacologia, que de modo geral possibilita aos alunos um aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnico-científicos, e possibilita para os monitores o desenvolvimento de outras habilidades essenciais na prática médica, como oratória e interação social.

            Ainda é importante notar que o trabalho exercido pelo professor coordenador é de extrema importância, uma vez que ele, com toda a sua bagagem, direciona os alunos (tanto os que aplicam as atividades quanto os que as recebem) para os assuntos mais importantes, além disso, ele ajuda com suas ideias, permite que os alunos não se limitem apenas à faculdade, e comporta-se como intermediário na relação estudante e direção.

            Enfim, conclui-se que a Monitoria de Fisiologia e Farmacologia é, essencialmente, ensino, mas também tem feito uma contribuição de excelência no campo de pesquisa através das atividades realizadas fora da faculdade. Dessa forma, torna-se inegável que a mesma é um diferencial inserido no meio acadêmico, agregando conhecimentos e valores que enriquecem os profissionais médicos em formação.


Última alteração
28/09/2017