HORTAS ESCOLARES: IMPLANTAÇÃO DE HORTA ORGÂNICA NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR EM JUAZEIRO DO NORTE – CE
Resumo
A responsabilidade ambiental a ser assumida pela sociedade, desde a sua organização e compreensão dos impactos das ações passadas e presente, refletirá na qualidade de vida das comunidades e dos ecossistemas onde estão inseridos. Quando o desenvolvimento de uma sociedade é construído a partir de práticas sustentáveis, pensando nas gerações presentes e futuras, os recursos não renováveis são utilizados de modo responsável, e, quando se busca superar as próprias desigualdades sociais, econômicas e políticas, tem-se ações efetivas de uma cidadania planetária. Um modelo de cidadania além das escalas nacionais e que supõe o reconhecimento e a prática da planetariedade, isto é, que se trate o planeta como ser vivo e inteligente (GADOTTI, 2000, p.78, apud ZUBBEN, 2010).
A educação ambiental deve ser tratada como elemento indispensável no processo de formação e de educação permanente da sociedade e deve ter por objetivo preparar os indivíduos para serem mais conscientes e preocupados com o meio ambiente e os problemas com ele relacionados, a fim de alcançar um crescente bem-estar das comunidades humanas (MOREIRA, SILVA E LUZ, 2009).
A Universidade, por meio da ação de extensão, tem papel fundamental na construção de um caminho para uma sociedade mais detentora do conhecimento, bem como da aplicação do mesmo na prática, favorecendo o desenvolvimento local com responsabilidade social. Assim sendo, este projeto teve como finalidade integrar universidade e escola, visando passar conhecimentos teóricos e práticos na área de horticultura, do plantio à colheita, cuidados estes requeridos para o cultivo de orgânicos, como o manejo do solo, adubação, defensivos naturais, preparo de fertilizantes a partir de material orgânico.
O projeto de extensão, aprovado na modalidade Protagonismo Estudantil – PROPRE, foi destinado a estudantes do ensino médio do colégio da polícia militar – CPM em Juazeiro do Norte-CE, com alunos do 9° ano, num total de vinte alunos envolvidos, possibilitando a ampliação do conhecimento, uma vez que, por ter como alvos alunos, pretende-se alcançar com esta ação os seus familiares, amigos, vizinhos dentre outros, ampliando o número de pessoas alcançadas indiretamente pelo projeto.