EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DENTRO DAS ATIVIDADES DO PEEX DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Resumo
Introdução: O Brasil vive o impasse entre a consolidação de políticas sociais de fomento da cidadania ou à volta ao caráter residual das políticas assistenciais. Depois de mais de 25 anos de construção do SUS, há o debate sobre o que fazer para lograr o sonho do direito à saúde, de todos e para todos.Nessa perspectiva, emerge o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, direcionado a melhoria do atendimento aos usuários do SUS. A Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), gerencia o programa na região centro-sul do Ceará há mais de três anos e vem logrando posição de destaque no Brasil. Neste ano, a Instituição adiciona aos seus objetivos, no âmbito do programa, uma nova perspectiva: a criação do Projeto de Ensino-Extensão em Medicina de Família e Comunidade (PEEX MFC). Este trabalho objetiva relatas as experiências em Educação em Saúde no âmbito do PEEX MFC. Metodologia: relato de experiências das atividades em educação em saúde do PEEX MFC durante o semestre 2017.1 em Unidades Básicas parceiras do PMMB.Resultados: A ação educativa se deu em forma de rodas de conversas, na qual houve troca de saberes entre os profissionais das diferentes áreas que trabalham nas UBS, os pacientes, os acompanhantes e os bolsistas do PEEX MFC. Algumas vezes, esta ação teve a participação dos estudantes de nível médio que também realizaram estágios nestas unidades, como os alunos da Escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante Otília Correia Saraiva, do Liceu de Barbalha, ou em parceria com outras ações de extensão da Universidade, como o Programa Paidéia Cidade Educadora. Considerações Finais:
apesar das dificuldades de acesso e logística inerentes aos primeiros anos de execução do projeto, acredita-se que o Projeto cumpriu seu papel à medida em que promoveu o empoderamento nos atores envolvidos, promovendo assim conhecimento e firmando parcerias necessárias para uma boa articulação na integração ensino-serviço-comunidade.
Última alteração
02/10/2017