ReciclArte

Tainá Mariene Araujo Paulo, Jean Sousa Soares Sousa, Maria Gabriela Ferreira de Oliveira, Francisca Fabiola Silva Ferreira, Debora Moura Moreira de Oliveira, Ingryd Suyane dos Santos Batista

Resumo


Não é de hoje que o tema resíduos sólidos vem sendo abordado por diversos programas que se propõem a desenvolver um trabalho de conscientização socioambiental. A utilização de materiais recicláveis como alternativas para o desenvolvimento de peças artesanais, é uma forma eficiente de retardar sua condição de lixo na sociedade, além de que empodera as pessoas para uma vida mais corresponsável no ambiente em que vivem.

Sendo de grande aproveitamento e experiência, assim, tivemos a ideia de desenvolver uma oficina baseado no projeto de extensão Mulheres de Fibra para a IV Mostra UFCA, com o intuito de expor e demonstrar a comunidade acadêmica um pouco das atividades desenvolvidas com os beneficiados dos projetos Enactus UFCA. Por meio disso, a proposta é levar ensinamentos teóricos e práticos para melhor conhecimento do projeto exemplificando de que forma esse é aplicado na comunidade.

O projeto Mulheres de Fibra busca contribuir na redução da vulnerabilidade de mulheres em comunidades de risco social, mais especificamente trabalhando com pessoas de baixa renda, ou pouca oportunidade no mercado profissional. Para tal, são desenvolvidos encontros e capacitações visando a imersão de novas atividades que melhorem as condições de vida e resultem no empoderamento das pessoas impactadas. No semestre 2017.1 as mulheres do projeto receberam capacitações voltadas para o artesanato com materiais recicláveis, que aliado ao empreendedorismo e gerenciamento de pequenos negócios, buscou resgatar valores que motivem essas mulheres a enxergarem seu potencial, contribuírem para construção de um mundo cada vez mais sustentável e mudarem de vida de fato.

Para tanto, percebemos que a IV Mostra UFCA é uma boa oportunidade para impactar mais pessoas com as atividades dos projetos Enactus, com capacitações e ensinamentos específica de uma comunidade no qual que um dos projetos atua. Assim, propõe-se uma oficina prática que exponha e habilite os participantes a realizarem trabalhos artesanais produzidos por meio de materiais recicláveis, inspirados nos resultados do projeto mulheres de fibra.

Última alteração
21/10/2017