MONITORIA DE MICROBIOLOGIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DO CARIRI: UMA PRÁXIS DE FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO

Raimundo Diego Ferreira Amorim, João Vitor Cândido Pimentel, Ingra Bezerra de Melo Gonçalves, Marcos Antonio Pereira de Lima

Resumo


A Monitoria na Disciplina de Microbiologia Médica da Faculdade de Medicina do Cariri é um projeto pertencente ao Programa de Iniciação à Docência (PID), tendo como principal objetivo otimizar o funcionamento dos módulos nos quais tal disciplina está presente no curso, através da atuação dos monitores em diferentes eixos de atividades teórico-práticas pedagógicas. Entre esses eixos, podem-se citar: tutoria em atividades laboratoriais, produção de meios de cultura e provas bioquímicas para utilização em aulas práticas da monitoria, apresentação de casos clínicos acompanhados de lâminas microbiológicas, revisões dos conteúdos ministrados em sala e, por fim, a aplicação de um questionário de avaliação aos discentes acerca da monitoria, que pôde avaliar a opinião deles sobre a execução do projeto em questão. Diante dos resultados da atuação do projeto e da avaliação efetuada pelos discentes, nota-se a necessidade de implementar mudanças, ainda que pontuais, na monitoria da disciplina de Microbiologia Médica. Reitera-se, enfim, que o PID, além de ser um facilitador na apreensão de conteúdos por parte dos estudantes, ainda é capaz de proporcionar incomparáveis vivências docentes aos monitores. Tal programa exerce importante papel como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e na formação profissional nas instituições de ensino superior, além de representar, amiúde, a primeira experiência em docência para os monitores.


Última alteração
02/10/2017