ETNOMETEOROLOGIA: IMPRESSÕES INICIAIS OBTIDAS EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BREJO SANTO

José Thiago do Nascimento Pereira, Francisco Danrley Edgar Silva, Francineide Amorim Costa Santos

Resumo


 As Etnociências são um campo multidisciplinar de pesquisa que aborda o conhecimento tradicional, buscando compreender as formas pelas quais as experiências cotidianas acumuladas ao longo dos anos são transmitidas e como podem influenciar os costumes das populações tradicionais.  Inserida nas etnociências, a Etnometeorologia se constitui como ciência que estuda o conhecimento popular sobre o tempo e clima, inserido em um contexto cultural e desenvolvido ao longo de vários anos de observação popular sobre o mesmo ambiente. É também, uma forma de valorização dos saberes populares, e do acervo cultural das comunidades. Por conta de seu trabalho, o agricultor é uma das figuras mais importantes no que se refere ao saber popular em meteorologia. Nessa perspectiva, buscamos neste trabalho relatar a experiência dos autores na condução de uma roda de conversas sobre meteorologia e conhecimento popular com alguns agricultores de uma comunidade rural de Brejo Santo. A metodologia escolhida para a realização desta atividade, a Roda de Conversa, é uma possibilidade metodológica para uma comunicação dinâmica e produtiva entre indivíduos, sendo um rico instrumento para ser utilizado como método de aproximação entre os sujeitos no seu cotidiano. Diferentes tipos de indicadores usados para a previsão de chuvas foram mencionados pelos agricultores participantes de nossa atividade. Espécies vegetais, animais e fenômenos meteorológicos citados como elementos importantes para a previsão de chuvas nos dão uma ideia da riqueza cultural e científica que marca o cotidiano do homem do campo, mostrando a importância e diversidade do conhecimento popular presente na comunidade rural visitada. Esta estratégia nos permitiu obter importantes informações sobre o conhecimento popular em meteorologia presente na comunidade rural visitada, constituindo-se uma experiência importante na formação social e acadêmica dos pesquisadores.   


Última alteração
02/10/2017