CONSTRUINDO PONTES ENTRE O SABER TEÓRICO E PRÁTICO: COMO O CONHECIMENTO CLÍNICO PODE AJUDAR NO ENTENDIMENTO DO CICLO BÁSICO
Resumo
O projeto de estudo em grupo visa, de forma prática, unir conhecimentos distintos sobre o mesmo conteúdo, a fim de promover uma visão mais ampla sobre o assunto em questão. O público envolvido no grupo é constituído de estudantes da faculdade de medicina da Universidade Federal do Cariri. O critério estabelecido para participar do grupo foi o grau de afinidade e, principalmente, a prerrogativa de ter membros inseridos no ciclo básico e membros que já estão inseridos no ciclo clínico. As ações desenvolvidas foram diversas, começando, inicialmente, com atividades de caráter de planejamento, e prosseguindo para reuniões semanais guiadas por conteúdos variados mas que estivessem dentro do espectro de assuntos do semestre vigente. observou-se o fortalecimento das relações sociais entre os estudantes participantes do grupo estudantil. Isso trouxe para nós um maior senso de pertencimento à faculdade e tornou a rotina de aprendizado, que muitas vezes é extremamente cansativa, em algo mais prazeroso e leve. Os pontos relevantes foram diferentes para cada indivíduo, variando desde crescimento pessoal no aspecto da comunicação em grupo até o melhor entendimento do conteúdo a partir dessa nova dinâmica de aprendizado.
Última alteração
02/10/2017