EDUCOMUNICAÇÃO: DESCOBRINDO O USO DA TV E OUTRAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BREJO SANTO-CE

MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO, AUDAIZA PEREIRA GOMES, JOSELMA FELIX FIGUEIREDO

Resumo


          A Educomunicação é um campo de estudos com grande influência de autores latino-americanos, e em ampla expansão no Brasil. Para essa vertente de pesquisas, o uso das tecnologias digitais em sala de aula deve ser feito de maneira democrática, participativa e comunicativa, fazendo com que educadores e alunos utilizem as tecnologias não como um fim em si mesmas, mas como ferramentas de melhoria na qualidade do processo comunicativo na escola (SOARES, 2011).

          O objetivo deste trabalho é descobrir de que maneira são utilizadas as tecnologias digitais (especialmente a TV) nas escolas de Brejo Santo-CE, e em que contexto pedagógico os professores do município fazem uso dessas ferramentas tecnológicas. O trabalho faz parte do projeto CEFOMIDIA, financiado pelo Ministério das Comunicações, e responsável por incentivar a criação de um centro de formação multimídia na cidade de Brejo Santo-Ce.  

          Pretende-se aplicar questionários de consulta aos docentes de cinco escolas do município, como forma de se captar de maneira geral como é feita sua prática docente, e de que forma as TIC (em especial a TV) são incluídas em sua rotina pedagógica e pessoal. A partir daí, pretende-se traçar um perfil de utilização das tecnologias digitais por parte dos docentes do município, com vistas a se planejar futuras formações pedagógicas que serão oferecidas aos professores e gestores educacionais de Brejo Santo-CE.


Última alteração
29/09/2017