EDUCOMUNICAÇÃO: O USO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA COMUNICATIVA NO PROJETO CEFOMIDIA, EM BREJO SANTO-CE
Resumo
A sociedade atual está inserida no universo das tecnologias, onde a comunicação instantânea domina as relações entre os sujeitos. Neste contexto a educação não pode (nem deve) ficar afastada das contribuições que as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC têm a oferecer ao processo de comunicação em sala de aula.
Segundo Sartori (2000), a aproximação da Comunicação como a Educação requer um novo pensamento que surja com modelos pedagógicos inovadores, os quais possam contribuir na mediação das relações na sociedade atual. Partindo desta ideia, este trabalho busca discutir as experiências com uso de vídeos como ferramenta enriquecedora do processo comunicativo. O trabalho constitui-se como parte das atividades desenvolvidas no Centro de Formação e Produção de Conteúdos Multimídia – CEFOMIDIA, projeto em andamento no Instituto de Formação de Educadores – IFE, na cidade de Brejo Santo-Ce.
Os autores deste artigo estão trabalhando diretamente com a produção de vídeos digitais (vídeo-aulas, entrevistas, documentários), procurando criar conteúdo midiático próprio a partir dos conceitos trabalhados na Educomunicação, campo de pesquisas consagrado na América Latina, e em pleno desenvolvimento no meio acadêmico brasileiro. Dessa forma, os vídeos produzidos pelos estudantes ganham caráter educomunicativo, tornando-se ferramentas emancipadoras e cidadãs, uma vez que a Educomunicação é práxis social, capaz de conduzir os sujeitos à plenitude de seus direitos sociais (SOARES, 2011).