ENTRE A EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA: UM RELATO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM BREJO SANTO-CE
Resumo
A Psicologia da Aprendizagem é uma área crucial a todos aqueles que atuam no campo da Educação. A compreensão dos reais motivos que acarretam os problemas de aprendizagem, assim como do raciocínio demonstrado pelos alunos em sala de aula, torna o campo da psicologia da educação essencial para que os educadores possam efetuar uma abordagem efetiva junto a seus alunos, visando aperfeiçoar sua prática docente e melhorar a qualidade do processo de ensino.
Segundo Baeta (2006, p.23), um dos principais objetivos do campo da psicologia da aprendizagem é “delimitar o processo de desenvolvimento da inteligência, das aptidões, da percepção, os fatores internos do indivíduo e os fatores coletivos ou culturais específicos do ambiente social e cultural”. A psicologia da aprendizagem parte assim da ideia de que o desenvolvimento da inteligência humana é consequência direta da influência que o próprio ser humano sofre do ambiente no qual está inserido, e das relações que mantém com esse ambiente e com os demais indivíduos presentes nele.
O Instituto de Formação de Educadores – IFE Brejo Santo é o centro acadêmico responsável pela formação de futuros profissionais da Educação na Universidade Federal do Cariri. O IFE Brejo Santo oferece o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, formando estudantes para a docência nas quatro áreas específicas abordadas no curso (física, química, biologia e matemática).
A formação acadêmica destinada aos futuros docentes que estudam no IFE Brejo Santo é oferecida com base nas experiências sociais que os discentes já trazem consigo, levando-se em consideração que os alunos possuem um contexto específico, estando sujeitos a experiências ímpares e individuais que irão impactar diretamente seu próprio desempenho acadêmico e sua própria visão sobre o significado do termo “aprendizagem”. Dessa forma, a Psicologia da Aprendizagem torna-se um baluarte para a formação acadêmica dos estudantes do IFE Brejo Santo, uma vez que é através dela que os futuros docentes podem enxergar com mais clareza quais as consequências diretas do processo de ensino-aprendizagem, e como a interação entre os sujeitos pode influenciar objetivamente a qualidade da aprendizagem, já que “cada ser humano é singular em sua formação individual, mas ao mesmo tempo necessita dos outros para aprender e, portanto, para constituir a si” (NUNES e SILVEIRA, 2008, p. 13).
Da mesma forma, um dos grandes objetivos da disciplina de Psicologia da Aprendizagem é conscientizar o aluno da importância de compreender a Educação e suas nuances como algo essencialmente prático e diretamente ligado à sua futura experiência profissional, e não apenas como algo teórico e delimitado ao campo pedagógico, já que nos cursos de Licenciatura “[...] é comum que as ciências exatas (física, matemática, química) fiquem responsáveis pela abordagem de conteúdos curriculares, e as ciências humanas encarreguem-se somente das questões pedagógicas” (BAETA, 2006, p. 35). Nesse sentido, a experiência de monitoria na disciplina de Psicologia da Aprendizagem visa fornecer ao aluno um maior amadurecimento dos conceitos trabalhados nessa disciplina, além de possibilitar ao discente seu próprio amadurecimento docente por meio das experiências de monitoria realizadas no decorrer do semestre, uma vez que segundo Barletta (2011), a monitoria “é uma das estratégias para iniciar a formação de docentes durante a graduação”.