UMA PROPOSTA DE ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DA MÍDIA COM A RELIGIÃO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE TV FAZENDO BARULHO

Henrique Mateus Alves de Melo, Débora Silva Costa

Resumo


O presente resumo é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que está sendo realizado no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. A problemática de investigação está centrada na relação entre mídia e religião, mais precisamente em saber como a Igreja Católica tem se inserido na mídia desde o Concílio Vaticano II até chegarmos à análise do programa católico Fazendo Barulho, transmitido pela Rede Vida de Televisão. Com a missão de evangelizar, a Igreja Católica tem adaptado as formas de propagação de sua mensagem aos diversos meios através das diferentes épocas do processo histórico. A relação entre religião e mídia eletrônica no Brasil data do início da década de 1940. A princípio consideramos como metodologia para avaliação do Programa Fazendo Barulho a análise de conteúdo, que se trata de um conjunto de instrumentos metodológicos que aperfeiçoam-se constantemente e podem ser aplicados a discursos diversificados. Percebemos a priori que a Igreja Católica passou a usar novas estratégias de evangelização para conter a perda de fiéis, e que o conteúdo do Programa Fazendo Barulho tem um caráter evangelizador, utilizando-se de temáticas contemporâneas e foco na juventude. O objetivo deste resumo é apresentar a proposta de pesquisa à comunidade acadêmica para ouvir críticas, comentários e sugestões, bem como dialogar com pesquisadores da universidade, sobretudo para melhor conhecer caminhos metodológicos e novas referências bibliográficas.

 

 


Texto completo: PDF
Apresentação
Última alteração
06/10/2017