A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR NA UFCA
Resumo
Este trabalho resulta de uma pesquisa que se realizou com estudantes e professores da graduação no âmbito da licenciatura. Os fundamentos para realização da pesquisa partiram de teorias da complexidade (MORIN, 1970) e aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1978), estas que visaram estabelecer relações entre os atores sociais que compõem a docência na universidade e os estudantes de graduação, para a possibilidade de construção da identidade docente. Como objetivo, destacamos a importância de propiciar ao estudante de graduação a reflexão acerca da vivência profissional no que concerne à junção da teoria com a prática, favorecendo o desenvolvimento da identidade, habilidades e competências para o exercício profissional da docência, se enfatizou o diálogo, a utilização da tecnologia e a aprendizagem significativa e colaborativa. Desse modo, com o auxílio de teorias e atividades práticas, se favoreceu o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos da Didática e o desenvolvimento de novos saberes, permitindo repensar a realidade, buscamos ressignificar a prática pedagógica para aspectos que interferem na identidade profissional. A metodologia teve caráter qualitativo. Foi estabelecido como fonte de dados, análise de opinião dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, obtidas a partir de questionário aplicado através da Plataforma Google Drive, tendo como pontos tratados a vivência dos estudantes em situações de estudo através da inserção no ambiente cultural acadêmico e escolar, se focou nas situações cotidianas do trabalho pedagógico envolvendo professores e estudantes. Teve caráter de pesquisa ação e respeitou as características descritivas dos fenômenos estudados frente a uma perspectiva subjetiva e objetiva dos acontecimentos (TRIVIÑOS, 2007) vivenciados pelo bolsista PIBIC. A pesquisa se deu ao longo de dezessete meses.