A CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR NA UFCA

Isaque da Silva Xavier, Maria Iracema Pinho de Sousa

Resumo


Este trabalho resulta de uma pesquisa que se realizou com estudantes e professores da graduação no âmbito da licenciatura. Os fundamentos para realização da pesquisa partiram de teorias da complexidade (MORIN, 1970) e aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1978), estas que visaram estabelecer relações entre os atores sociais que compõem a docência na universidade e os estudantes de graduação, para a possibilidade de construção da identidade docente. Como objetivo, destacamos a importância de propiciar ao estudante de graduação a reflexão acerca da vivência profissional no que concerne à junção da teoria com a prática, favorecendo o desenvolvimento da identidade, habilidades e competências para o exercício profissional da docência, se enfatizou o diálogo, a utilização da tecnologia e a aprendizagem significativa e colaborativa. Desse modo, com o auxílio de teorias e atividades práticas, se favoreceu o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos da Didática e o desenvolvimento de novos saberes, permitindo repensar a realidade, buscamos ressignificar a prática pedagógica para aspectos que interferem na identidade profissional. A metodologia teve caráter qualitativo. Foi estabelecido como fonte de dados, análise de opinião dos estudantes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, obtidas a partir de questionário aplicado através da Plataforma Google Drive, tendo como pontos tratados a vivência dos estudantes em situações de estudo através da inserção no ambiente cultural acadêmico e escolar, se focou nas situações cotidianas do trabalho pedagógico envolvendo professores e estudantes. Teve caráter de pesquisa ação e respeitou as características descritivas dos fenômenos estudados frente a uma perspectiva subjetiva e objetiva dos acontecimentos (TRIVIÑOS, 2007) vivenciados pelo bolsista PIBIC. A pesquisa se deu ao longo de dezessete meses.


Texto completo: PDF
Apresentação
Última alteração
17/10/2017