Divulgação do curso Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília e discussão da temática junto à sociedade

Aline Silveira Rygaard, Suylan Midlej

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar os principais resultados do projeto de extensão “Divulgação do curso Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília e discussão da temática junto à sociedade”. O projeto surgiu em 2010 com o intuito de ampliar a visibilidade do referido curso, debatendo a importância da gestão de políticas públicas para a renovação da administração pública e para a transformação social. O curso Gestão de Políticas Públicas foi criado em 2009 e estruturado inicialmente em forma de consórcio entre o Instituto de Ciências Políticas (IPOL) e os departamentos de Administração e de Economia. Só por essa razão, tal divulgação e debate já se faziam necessários, uma vez que era preciso explicar seu caráter inter e multidisciplinar. Além do mais, pelo fato de ser um novo curso na universidade ainda era pouco conhecido, dificultando a procura dos estudantes. O projeto é coordenado por uma docente do curso e vem sendo executado com a participação de vários estudantes, ao todo já fizeram parte cerca de vinte em diferentes períodos, além de mais cinco docentes.

 

A execução do projeto em sua primeira etapa se dava com ações especialmente realizadas em escolas de ensino médio públicas e privadas do Distrito Federal e atividades diversificadas durante a Semana Universitária da UnB. De 2010 a 2013, foram realizadas mais de 30[A1]  visitas nas escolas, com envio de material de divulgação do curso para mais 80 escolas. Além disso, posteriormente às palestras, os estudantes interessados no curso assistiam aulas como ouvintes nas disciplinas do GPP com acompanhamento dos alunos do curso.

 

Durante a apresentação nas escolas, era ressaltado o contexto sócio-político em que vive o Brasil, com evidentes desigualdades econômicas e sociais, mostrando o quão são necessárias políticas públicas direcionadas para esses diversos problemas. Outro aspecto pontuado eram os muitos desafios  impostos cotidianamente às administrações públicas, que são obrigadas a repensar a maneira em que são formuladas e implementadas as políticas públicas, bem como os seus instrumentos de realização. Também era reforçada a necessidade do estabelecimento de novas relações entre Estado e sociedade, papel, inclusive, dos gestores públicos.

 

Ao final, se explanava que o principal objetivo do GPP é formar profissionais com competência para realizar a gestão de organizações públicas e não governamentais sem fins lucrativos, e que seus egressos encontram uma ampla variedade de oportunidades de trabalho, tanto trabalhando como gestores nos três poderes (executivo, legislativo, judiciário), nas esferas federal, estadual/distrital e municipal, assim como em instâncias intermediárias do federalismo (regiões metropolitanas, regiões socioterritoriais, associações de municípios); assessorias a conselhos setoriais em distintos níveis de governo e a comissões legislativas; gestores em órgãos governamentais, empresas estatais, agências de regulação, organizações do terceiro setor e em organismos internacionais intergovernamentais; empresas privadas em setores ligados a relações com o governo, ações de parceria público-privada e de responsabilidade corporativo social. 

 

Uma segunda etapa de execução do projeto de extensão está ocorrendo desde 2014, com uma atividade chamada “Roda de Conversa GPP”, que consiste em um novo formato de divulgação do curso, com a promoção de um debate acerca de um tema de gestão de políticas públicas, com participação de especialistas no assunto. É aberto aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, aos alunos do curso e egressos e aos demais alunos da Universidade. Até o momento, foram realizadas duas edições do Roda de Conversa, com os temas: Impacto da Lei da Ficha Lima e Nova Gestão Pública.

 

Após cinco anos de execução, podemos avaliar alguns resultados positivos, como a inserção de novos alunos que se interessaram pelo curso a partir das palestras ministradas nas suas respectivas escolas e também das informações disseminadas sobre o curso nos estandes do projeto de extensão durante a Semana Universitária. Outro espaço privilegiado de divulgação passou a ser os locais de estágio dos alunos do projeto de extensão, que utilizavam o mesmo material das escolas para os colegas de trabalho, geralmente, repartições públicas, proliferando novas oportunidades de estágio para os colegas do curso. Embora não consigamos mensurar ainda o impacto desta primeira etapa do projeto, observa-se que houve aumento da demanda de alunos por vaga para o GPP nas diversas formas de ingresso na universidade. Os resultados da segunda etapa, com a atividade Roda de Conversa, ainda estão sendo sistematizados.

 [A1]Não há aquela regra de quando o número é lido como uma única palavra ele vai por extenso?


Apresentação
Última alteração
15/09/2015