OS 350 ANOS DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS: O DESAFIO DE SE REINVENTAR COMO EMPRESA PÚBLICA E ATUAR EM NOVOS MERCADOS E SERVIÇOS

Terezinha de Fátima Nunes do Carmo

Resumo


OS 350 ANOS DA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS: O DESAFIO DE SE REINVENTAR COMO EMPRESA PÚBLICA E ATUAR EM NOVOS MERCADOS E SERVIÇOSAUTORA: TEREZINHA DE FÁTIMA NUNES DO CARMOORIENTADOR: FERNANDO DIAS LOPESST9. CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAINSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Mudanças em empresas públicas instigam curiosidades de estudiosos e cientistas. Exemplo destas, as mudanças que a Lei 12.490/11 (BRASIL, 2011), promovem na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através do planejamento estratégico de longo prazo, denominado “Correios 2020”. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as mudanças que estão sendo implementadas na ECT e os objetivos específicos compreendê-las, entender a nova forma de atuação e analisar como alguns servidores, atendentes de agências próprias da reven 8, assimilam, sentem e percebem os processos de trabalho atuais. Justifica-se a pesquisa, pela relevância da empresa para a população brasileira, pela demanda por serviços públicos mais eficientes e eficazes, pela quantidade de empregos que a empresa oferece e para a nação brasileira, ao almejar tornar-se uma empresa de classe mundial.Na revisão teórica, abordou-se mudanças, sua interpretação, resistência, aceitação, sob a ótica dos autores: Robbins, DeCenzo e Wolter (2014), Lacombe e Heilborn (2008), Bergue (2010), Sobral e Peci (2013), constatando-se como processam-se as mudanças nas organizações, e novos elementos introduzidos através da  visão contemporânea da administração, e como eles estão sendo incrementados aos processos dos Correios. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e por questionários, enviados por meios eletrônicos aos atendentes de agências. A pesquisa  classificou-se quanto ao conteúdo: como qualitativa, aos objetivos: exploratória, e quanto ao delineamento da pesquisa, estudo de caso (YIN, 2005). Constatou-se que, em parte (as mudanças estão sendo implementadas) que  os Correios estão consolidando sua nova estrutura. As mudanças, conforme afirmam documentos oficiais como revistas, o Novo Estatuto da empresa e entrevistas, são: Novo sistema de gestão (gestão corporativa), com uma nova estrutura de poder, Novo modelo empresarial (processos e práticas de governança corporativa), Novas práticas de valorização dos profissionais, como forma de captação, retenção, desenvolvimento de pessoas, através das lideranças e conceitos como meritocracia, Atuação no exterior (expansão da área de atuação), a exemplo de outras empresas de classe mundiais, Novos serviços, com ampliação da logística integrada, serviços na área financeira, postais eletrônicos, Novas parcerias comerciais, com possibilidade nas áreas de telefonia móvel ou de banco (fase de estudo), Aquisição de empresa (melhoria da estrutura), no ramo aéreo ou de logística (fase de estudos).Estas foram as principais mudanças promovidas e comunicadas até então pela organização.Através das respostas ao questionário eletrônico da pesquisa, em forma de perguntas abertas, de livre resposta, constatou-se que a maior parte dos atendentes (respondentes) da pesquisa, possuem tempo razoável de empresa, ao serem cruzados as informações das perguntas  (tempo de empresa x idade):

Quanto à observação das mudanças, 90, 91% dos entrevistados responderam que  perceberam as mudanças, denotando sua percepção. 

Fonte: Coleta de Dados
Conhecimentos e habilidades adquiridos, o que mudou e está sendo mais exigido: maior conhecimento, horas de estudo, autodesenvolvimento (visão da maioria dos respondentes), cobranças por resultados generalizadas, requerendo maior conhecimentos em informática.Sentimento dos atendentes (respondentes) relacionados às mudanças (respostas bastante variadas): “adequado”, “confiante”, “nada mudou”, “temeroso”, “esperançoso”, “desmotivado”, “tranquilo” e “desafiado”, denotando, conforme os autores, a fase de instabilidade da mudança. A comunicação das mudanças e novas práticas de trabalho foram comunicadas eficientemente, para a maioria (respondentes), através de vários meios de comunicação interna da empresa. Tipo de ações consideradas mais eficientes para a aprendizagem: cursos, treinamentos e cursos da Unicorreios e mais tempo para estudos. A satisfação com as mudanças, (o que mais gostam e menos gostam)  atribuindo uma nota, onde 0 equivale a não concordar, 1 equivale a concordar e 2 equivale a concordar evidenciadamente, para as atividades laborais, dos respondentes, 81% afirmaram gostar das novas atividades laborais, como as do Banco Postal, mas não gostam das cobranças das novas atividades,  revelando dificuldades com o sistema operacional. Notas atribuídas: 63% concordam, 18% concordam evidenciadamente e 9% não concordam com as mudanças.

Sensação causada aos respondentes pelo estado de mudanças (temores e crenças): sentem-se “apreensivos”, revelando insegurança e preocupação  com a possibilidade de privatização, mas  crêem que as mudanças serão para a melhoria e sustentabilidade da empresa, e para si. Concluiu-se que, a ECT está mudando multidimensionalmente. Talvez, continue permanentemente mudando, a despeito dos novos conceitos de mudanças e seus autores. Os respondentes, atendentes de agências próprias da reven 8, demonstram amadurecimento, vontade de corresponder às expectativas da empresa, preocupando-se em manterem-se constantemente autodesenvolvendo-se. Assim, apreensões  transformam-se em energia para eliminar a sombra da privatização, que a empresa vence com determinação e qualidade em seus serviços, mantendo-se empresa pública, e transformando-se em uma empresa de classe mundial. As mudanças na ECT apresentam facetas multidimensionais, bastante complexas, dificultando a análise, assim, justifica-se, certamente, a continuidade em inúmeras outras pesquisas científicas.
REFERÊNCIAS
BERGUE, Sandro Trescastro. Cultura e mudança organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12490.htmLACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: Princípios e Tendências. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.Robbins, Stephen P./David A. De Cenzo, Robert M. Wolter. A Nova Administração. 1ª ed. São Paulo, Saraiva, 2014.SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2.ed. São Paulo/SP: Pearson Education do Brasil, 2013.YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.



Apresentação
Última alteração
15/09/2015