Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Diretrizes para Autores

Submissão de trabalhos (artigo e relato de experiência) para os Grupos de Trabalho (GT)

O Enapegs 2020 terá  o seguinte formato de  organização: Conferência Magna, Mesas Redondas, Grupos de Trabalho, Escola Livre em Gestão Social, Escola de Métodos em Gestão Social, III Mostra Cine Gestão Social e Programação Cultural.

As submissões de trabalhos (artigos e relatos de experiência) para os Grupos de Trabalho deverão ser feitas exclusivamente por meio do sistema online disponível no site/plataforma (https://conferencias.ufca.edu.br/index.php/enapegs/enapegs2020). Os trabalhos serão avaliados pelas coordenações e avaliadores ad hoc de cada GT.

A plataforma dispõe de todas as informações pertinentes à gestão da avaliação dos trabalhos enviados ao Enapegs 2020. Para que cada submissão seja realizada, é necessário um cadastro na Plataforma. Não serão aceitas submissões realizadas por e-mail ou qualquer outro canal de comunicação.

Serão selecionados pelos/as coordenadores/as de GT, um máximo de 25 (vinte e cinco) trabalhos para apresentação oral, respeitando um limite geral de 350 trabalhos para apresentação no Enapegs 2020. Os trabalhos aprovados para apresentação oral devem ser distribuídos  em sessões de até cinco trabalhos cada. 

As Sessões de GT terão a duração total de três horas, seguindo as metodologias de apresentação propostas por cada GT.


Indicação do Grupo de Trabalho 

As propostas de trabalho (artigo e relato de experiência) deverão obrigatoriamente indicar o Grupo de Trabalho no qual pretendem apresentar-se. Cada proposta poderá ser encaminhada para apenas um GT. Após avaliação, os trabalhos não poderão ser transferidos entre os GT para reavaliação. A não indicação do GT ou a indicação de um mesmo trabalho para dois GT distintos implicará a desclassificação da proposta. A/O participante poderá submeter apenas um trabalho (artigo ou relato de experiência) como primeiro autor por GT. Poderá também ter uma segunda atuação em GT como coordenador, avaliador ou debatedor de sessão, desde que não haja conflito de horário entre as sessões.


Formato dos trabalhos 

Na chamada de trabalhos, são contemplados dois tipos de trabalhos:

a) Artigos (Comunicação Oral): artigos de autoria individual ou coletiva (até no máximo quatro autores), resultantes de trabalhos de pesquisa concluídas ou em curso que poderão ser apresentados na modalidade de comunicação oral;

b) Relatos de Experiências (Comunicação Oral): trabalhos de autoria individual ou coletiva (até no máximo 05 autores) com foco no compartilhamento de experiências de ensino e aprendizagem, de desenvolvimento de projetos, de desenvolvimento de Tecnologia Social (TS), de Residência (Social ou Solidária), organização comunitária, movimentos sociais, que focalizem aspectos sócio ambientais, políticos, culturais, econômicos, de gênero e/ou étnicos. Experiências estas realizadas na perspectiva da Gestão Social e das quais o(s) autor(es) tenham participado. Serão bem-vindas experiências vivenciadas em diferentes tipos de organização: públicas estatais, da sociedade civil, redes, projetos de extensão, projetos de desenvolvimento tecnológico e experiências em comunidades. 

Os dois tipos de trabalhos podem ser submetidos para os Grupos de Trabalho, tendo que atender a ementa do GT. Deve ser submetido, primeiro, o resumo expandido, segundo, o trabalho completo. Somente após a divulgação dos trabalhos aceitos e aprovados é que o(s) autor(es) podem realizar a submissão do trabalho completo, conforme calendário do Evento.

A aprovação do trabalho (artigo ou relato de experiência), com base no envio do resumo expandido, será resultado da plena adequação ao formato padrão requisitado, avaliado com recomendações positivas pelos pareceristas e aprovado pela coordenação do GT.

Os artigos e relatos de experiências aprovados e que tenham seu texto completo recebido pela Comissão Científica do Enapegs 2020, devem ser obrigatoriamente inscritos e apresentados durante o evento para serem publicados nos anais do ENAPEGS 2020. 


Normas para submissão dos trabalhos para os GT

Os interessados em apresentar trabalhos no Enapegs 2020 devem realizar a submissão de resumo expandido, que serão avaliados por uma equipe de pareceristas num sistema de blind review, conforme a ementa do Grupo de Trabalho. 

Poderão submeter artigos docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de organizações públicas e privadas.


Orientações para Submissão dos Resumos Expandidos

O resumo expandido deve conter:

  • Título do trabalho;

  • Resumo expandido entre 2 e 3 mil palavras, espaçamento 1,5, contendo introdução, objetivos, metodologia, análise, resultados e referências bibliográficas;

  • Até 5 palavras-chave (Português e Inglês);

  • Normas  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou American Psychological Association (APA);

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12;

  • Tipo de documento: PDF e docx;

  • Não identificar o nome dos autores no corpo do texto;

  • Ver template em anexo


Orientações para Submissão dos Trabalhos Completos

Todos/as os/as participantes que tiverem seus trabalhos (artigos ou relatos de experiência) aceitos para apresentação devem, obrigatoriamente, enviar para o Enapegs 2020 a versão final e completa do trabalho em formato PDF e docx, de acordo com as orientações presentes neste edital e segundo o template em anexo. O envio será feito exclusivamente pela plataforma de submissão de trabalhos (https://conferencias.ufca.edu.br/index.php/enapegs/enapegs2020), via a área restrita do primeiro/a autor/a e observando as orientações a seguir:

Os artigos serão publicados nos Anais do Evento. O envio do trabalho completo em PDF e docx no prazo é de total responsabilidade dos/as autores/as da proposta.

Os artigos que não atenderem às exigências desta chamada serão retirados dos Anais do Enapegs 2020, sem aviso prévio aos autores/as.

O trabalho completo deve conter:

  • Título do trabalho (Português e Inglês);

  • Nome completo e instituição de vínculo dos autores;

  • Link do Currículo Lattes de autor/a e, se for o caso, de coautores/as;

  • Resumo de até 250 palavras (Português e Inglês);

  • Até 5 palavras-chave (Português e Inglês);

  • Texto completo entre 7 e 10 mil palavras, espaçamento 1,5, incluídos todos os elementos pré e pós-textuais;

  • Apresentar introdução, objetivos, justificativa, metodologia, análise, resultados e referências bibliográficas;

  • Normas: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

  • Fonte: Arial tamanho 12;

  • Tipo de documento: PDF e docx;

  • Ver template em anexo.


Co-autoria de artigos e Relatos de Experiência 

No caso da submissão de artigos ou relatos de experiência em coautoria, o/a primeiro/a autor/a e cada um/a dos/as coautores/as deve, em primeiro lugar, realizar seu cadastro geral na plataforma de submissão de trabalhos (https://conferencias.ufca.edu.br/index.php/enapegs/enapegs2020). Em seguida, o/a autor/a principal faz a submissão e insere os/as coautores/as por meio de seus respectivos cadastros de inscrição no respectivo site. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros que não façam parte da lista de autoria.


Idioma

Poderão ser submetidos trabalhos (artigos e relatos de experiência) nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. O idioma a ser considerado para fins de apresentação no Enapegs 2020 será aquele em que o trabalho foi redigido. Não serão aceitas submissões em idiomas diferentes dos três mencionados acima.

 

Comitê Científico

Em construção.

 

Comitê organizador

Em construção.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .