Visão Geral

Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS) vem se destacando por estar sempre na vanguarda dos eventos, seja seguindo ou criando elementos que dão uma característica única a este congresso.

Para esta Edição de 2013, o VII ENAPEGS buscará seguir o que de melhor já foi executado nas edições anteriores. A programação, os eixos, os formatos dos trabalhos submetidos seguirão – fundamentalmente – a mesma proposta realizada na edição 2012, em São Paulo/SP. Entretanto, em Belém/PA, alguns aspectos novos serão introduzidos e outros já criados em edições passados serão buscados de forma mais rigorosa. 

Interessado em participar ou submeter seu trabalho para o ENAPEGS 2013?

Visite as seguintes páginas do nosso Portal de Conferências:

  • Edital ENAPEGS 2013: Baixe o Edital 2013 doEncontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social;
  • Guia de Instruções para Autores do ENAPEGS 2013: Veja detalhes do processo de submissão, normas e modelos de trabalhos;
  • Sítio do ENAPEGS 2013:

 

Tema Central: Territórios em Movimento: Caminhos e Descaminhos da Gestão Social e Ambiental

A sociedade é bastante dinâmica e a todo o momento os territórios (em suas múltiplas escalas – comunidades, municípios, regiões, etc.) se movimentam em função de programas e projetos de desenvolvimento, projetos de intervenção, disputas de poder, mudanças de lideranças, etc. Os atores sociais se movimentam, conectam-se e desconectam-se por via de diálogos, cooperação, consensos, cooptações e conflitos que nos desafiam a entender quais os melhores caminhos para o desenvolvimento dos territórios, a priorização do interesse público e o bem viver das coletividades. Todavia, as experiências de gestão social e ambiental nos mostram que os caminhos são múltiplos, assim como são múltiplas as tecnologias sociais utilizadas e os resultados dessas utilizações nas interações entre atores e agentes do Estado, sociedade civil e mercado. De uma forma ou de outra, se entende que desenvolvimento é processo e que gestão social significa diálogo, inclusão, participação e consenso mínimo para o bem viver e emancipação social das coletividades que compõem a sociedade. E o território, nesse contexto, é o ambiente onde ocorrem as relações sociais e produtivas que determinam os movimentos dos atores e agentes sociais. Dessa forma, os temas de (a) governança ambiental e territorial, (b) alternativas de desenvolvimento sob solidariedade e cooperativismo, (c) gestão de políticas públicas, (d) responsabilidade socioambiental e (e) redes e movimentos sociais para cidadania são fundamentais para entender os movimentos do território e os caminhos e descaminhos da gestão social e ambiental.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .