Projeto Gestão Social nas Escolas: a formação de grupos como alternativa de pré-incubação

Waléria Maria Menezes Morais de Alencar, Joseane Queiroz Vieira, Marluse Martins de Matos, Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos

Resumo


Diante da complexidade presente na sociedade contemporânea, a participação social deixa de ser um privilégio para transformar-se em uma ação importante e necessária no sentido de mudança social com sustentabilidade e desenvolvimento. Nesse sentido, novas formas de gerenciamento organizacional e organização popular precisam ser discutidas e fomentadas e a universidade não pode eximir-se deste cenário. Com base nessas reflexões, o Projeto Gestão Social nas Escolas propõe a inserção dessa discussão no espaço escolar, objetivando estimular o protagonismo juvenil, tendo em vista a formação de sujeitos dotados de autonomia e capacidade de decisão. Habilidades essas que se destacam devido à importância da atuação dos atores sociais nos diversos espaços de decisão, que abrange desde empreendimentos populares até os espaços de construção e avaliação das políticas públicas locais. Este artigo tem por objetivo apresentar o Projeto Gestão Social nas Escolas (PGSE) na perspectiva da pré-incubação, demonstrando como as experiências vivenciadas durante o planejamento e execução das etapas do projeto, podem ser consideradas um possível caminho para a formação de grupos e uma alternativa de pré-incubação. A estrutura do artigo compõe-se de apresentação geral do projeto, seguida pela discussão teórica e metodologias trabalhadas. A descrição das conquistas, dificuldades e desafios e as perspectivas futuras encerram a discussão, sintetizando as conclusões tiradas da experiência relatada.


Apresentação
Última alteração
17/03/2013