A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO FAZER PEDAGÓGICO DA BIBLIOTECA ESCOLAR: BREVE RELATO DAS AÇÕES DA BIBLIOTECA JOÃO PAULO II, DO COLÉGIO PARAÍSO

Cícera Ana Micaeli Gomes da Silva

Resumo


Trata acerca da mediação da informação por meio do fazer pedagógico da Biblioteca Escolar. Aborda questões eminentes, conceituais e aplicativas da mediação implícita e
explícita no fazer bibliotecário. Reflete a potencialidade educativa da biblioteca e seu compromisso com a comunidade escolar, analisando o caso da biblioteca João Paulo II, do Colégio Paraíso. Estuda o contexto da mediação, numa perspectiva biblioteconômica e pedagógica, com base em alguns pensadores da pedagogia, apontando a relevância desta ligação, afim de se construir uma base sólida, nas ações educativas da biblioteca para com os seus usuários. O presente relato de experiência, caracteriza-se metodologicamente quanto aos fins, como uma pesquisa de natureza exploratória, quantos
aos meios, é bibliográfica e delineia-se em uma pesquisa de campo. A análise dos dados deu-se a partir do método dialético, utilizando-se uma abordagem quantitativa. Identifica-se que a biblioteca analisada, por meio de sua função pedagógica, realiza a mediação implícita e explicita no cerne de suas atividades, configurando-se como um instrumento educativo de extrema relevância para a comunidade a que serve. Confirma-se igualmente, que a
mediação da informação, destaca-se como uma atividade pertinente no contexto de uma biblioteca, precisamente na biblioteca escolar, acredita-se que este processo pode vir a ser melhor contextualizado, se interligado a prática pedagógica.

Palavras-Chave: Mediação da Informação. Biblioteca escolar - Função pedagógica. Mediação pedagógica.


Última alteração
10/09/2016