ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA COM O SENSORIAMENTO REMOTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

José Edmar da Silva, João Francisco da Silva Júnior, Francineide Amorim Costa Santos

Resumo


O presente trabalho apresenta uma abordagem que visa contribuir para o ensino de Ciências e Matemática inserindo o tema meio ambiente. Para este fim é apresentada uma maneira de trabalhar com dados obtidos via satélite e de como usar esses dados para contribuição do ensino, com o objetivo de contextualizar determinados conteúdos, assim como conscientizar os alunos a respeito da situação do ambiente em que vivemos. Para o desenvolvimento do trabalho foram feitas algumas pesquisas bibliográficas para o enriquecimento teórico, assim como a descrição de como os dados foram obtidos e de como utilizá-los de maneira viável em sala de aula. Os dados gerados serão empregados como um tipo de ferramenta pedagógica objetivando mostrar para os alunos a utilidade do conteúdo curricular. O intuito é apresentar um mapa da localidade em que os alunos residem, este mapa é obtido a partir de imagens utilizadas como entrada de equações específicas para obtenção de dados relevantes para o conteúdo que está sendo trabalhado em sala. Os resultados permitem concluir que o ensino de Ciências e Matemática, a partir da utilização de dados orbitais, apresenta êxito no cálculo de variáveis que podem ser trabalhadas nos conteúdos e, ainda permite, conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e permitir a busca por uma aprendizagem potencialmente significativa



Texto completo: PDF  |  .
Apresentação
Última alteração
15/10/2017