INTERDISCIPLINARIDADE: SEMIÓTICA DA CANÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Cicero Ramon Duarte Bonfim, Cícero Manoel de Oliveira, Ítalo Rômulo de Holanda Ferro

Resumo


O presente trabalho tem a intenção de mostrar a importância da vivência interdisciplinar como fator interativo entre a disciplina de Formação Cidadã e a Semiótica da Canção por meio do canto Coral. Visando a ampliação intelectual e acadêmico dos alunos do 2º ano B da E.E.M.I.T Presidente Geisel - Polivalente, na Cidade de Juazeiro do Norte-CE. Possibilitando o desenvolvimento da literatura e da audição crítica, estésica, estética e do canto de algumas canções. Durante as aulas foram trabalhados assuntos relacionados as temáticas propostas pela Professora Sávila, e os bolsistas do PIBID Cícero Manoel e Cícero Ramon ambos enfatizaram a importância da Semiótica da Canção para os alunos e explicou como é possível entender e interpretar canções com os assuntos trabalhados acerca da cidadania por meio do canto. Partindo dessa ideia analisamos e Cantamos as canções Dona Nobis e Tudo Que Eu Queria do aluno Samuel composição feita para os colegas de sala, e arranjo do bolsista Cícero Ramon frutos do trabalho desenvolvido com a aluna Cinthya. Este trabalho tem o objetivo de mostrar uma análise construtiva sobre a necessidade e a importância da vivência interdisciplinar com as múltiplas áreas do conhecimento e o engajamento de instrumentos pedagógico e didáticos capazes de servir como estratégias e recursos para melhoria do desempenho acadêmico e do conhecimento de alunos e professores. Em vista dos argumentos apresentados, podemos perceber que o trabalho desenvolvido a partir das atividades propostas possibilitou a ampliação do conhecimento acadêmico dos alunos a partir dos conteúdos abordados, tendo em foco a interdisciplinaridade e a Semiótica da Canção como elementos metodológicos-didáticos na promoção do ensino e aprendizado para a formação do cidadão, se mostrando como positivo para a educação básica regular.

 


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Apresentação
Última alteração
29/11/2017