O ENSINO DE ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA DO BRASIL
Resumo
Apresenta, de maneira geral, a institucionalização das disciplinas de organização e representação do conhecimento nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil, a partir de uma pesquisa documental e exploratória, realizada entre os meses de junho de 2016 a julho de 2017. Procurou-se expor, a partir dos dados coletados, uma breve contextualização histórica da implantação do curso no país, contextualizando e destacando acontecimentos que marcaram o campo da Biblioteconomia, desde a sua instituição em 1911, nas dependências da Biblioteca Nacional, até o período em que foram estabelecidos o primeiro e segundo currículos mínimos dos cursos, respectivamente, em 1962 e 1982 e a instituição, em 2001, das diretrizes curriculares do curso. A análise evidencia que as inúmeras modificações ocorridas no decorrer do tempo no campo da Biblioteconomia foram de fundamental importância para a formação identitária da área. Os currículos de 1915 a 1997 refletem que essas modificações se caracterizam como parte da memória da Biblioteconomia, permitindo acompanhar a evolução e expansão dos cursos pelo país. Concluiu-se que as disciplinas de organização e representação do conhecimento estão presentes desde os primeiros currículos até as diretrizes mais recentes e se configuram como área nuclear de ensino e formação profissional.