O CONTEXTO DE INTERPRETAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR OBRA O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL E SEUS LEITORES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE LEITURA

Ana Karoline França de Menezes, Maria Palloma Barros Ferreira Alves, Denysson Axel Ribeiro Mota

Resumo


Tendo em vista as inúmeras interpretações possíveis ao qual qualquer enunciado está sujeito, propõe-se um estudo com o objetivo geral de identificar e avaliar os contextos de interpretação no processo de leitura, baseando-se inicialmente na obra O príncipe de Maquiavel e seus leitores: uma investigação sobre o processo de leitura, do autor Arnaldo Cortina, e como objetivos específicos: identificar as definições para contexto na literatura; identificar a presença dos elementos contextuais no processo diário de leitura; listar como os diferentes contextos podem afetar a interpretação no processo de leitura. Desenvolveu-se assim uma pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo, visando agregar conhecimento nas áreas da Ciência da Informação, Linguística e das Ciências da Comunicação. Como resultado da pesquisa realizada, tem-se que a compreensão dos diferentes contextos existentes, que podem ser classificados em contextos internos, externos e situacionais. Os contextos internos são aqueles inseridos no conteúdo, elementos da própria mensagem. O idioma em que a mensagem está sendo transmitida, o significado das palavras nas frases, a posição da frase no parágrafo ou o conteúdo dos parágrafos anteriores são vistos como fatores implicantes do contexto interno. O contexto externo são elementos existentes além do enunciado, mas que influenciam sua criação e consumo. Exemplos deste contexto são a formação ou crenças do autor da obra ou do leitor, conforme Cortina (2000). Já o contexto situacional envolve a circunstância que foi feita ou lida a obra, como o suporte usado pelo leitor ou a necessidade de informação e as circunstâncias que o levaram até a obra. Diante do exposto, é possível observar que a compreensão textual está sujeita a intervenções contextuais, e notar a importância do estudo de como os contextos influenciam a interpretação para maior entendimento dos processos de comunicação e, consequentemente, para que os processos de disseminação e mediação da informação, atividades características do bibliotecário, sejam mais eficazes.

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Apresentação
Última alteração
06/10/2017