O CONTEXTO DE INTERPRETAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR OBRA O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL E SEUS LEITORES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE LEITURA
Resumo
Tendo em vista as inúmeras interpretações possíveis ao qual qualquer enunciado está sujeito, propõe-se um estudo com o objetivo geral de identificar e avaliar os contextos de interpretação no processo de leitura, baseando-se inicialmente na obra O príncipe de Maquiavel e seus leitores: uma investigação sobre o processo de leitura, do autor Arnaldo Cortina, e como objetivos específicos: identificar as definições para contexto na literatura; identificar a presença dos elementos contextuais no processo diário de leitura; listar como os diferentes contextos podem afetar a interpretação no processo de leitura. Desenvolveu-se assim uma pesquisa bibliográfica com cunho qualitativo, visando agregar conhecimento nas áreas da Ciência da Informação, Linguística e das Ciências da Comunicação. Como resultado da pesquisa realizada, tem-se que a compreensão dos diferentes contextos existentes, que podem ser classificados em contextos internos, externos e situacionais. Os contextos internos são aqueles inseridos no conteúdo, elementos da própria mensagem. O idioma em que a mensagem está sendo transmitida, o significado das palavras nas frases, a posição da frase no parágrafo ou o conteúdo dos parágrafos anteriores são vistos como fatores implicantes do contexto interno. O contexto externo são elementos existentes além do enunciado, mas que influenciam sua criação e consumo. Exemplos deste contexto são a formação ou crenças do autor da obra ou do leitor, conforme Cortina (2000). Já o contexto situacional envolve a circunstância que foi feita ou lida a obra, como o suporte usado pelo leitor ou a necessidade de informação e as circunstâncias que o levaram até a obra. Diante do exposto, é possível observar que a compreensão textual está sujeita a intervenções contextuais, e notar a importância do estudo de como os contextos influenciam a interpretação para maior entendimento dos processos de comunicação e, consequentemente, para que os processos de disseminação e mediação da informação, atividades características do bibliotecário, sejam mais eficazes.
Texto completo:
PDF
Apresentação
Última alteração
06/10/2017