PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E UTILIZAÇÃO DE REA COMO FORMA DE ESTABELECER PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA
Resumo
Este trabalho tem como intenção realizar pesquisa que possibilite a oportunidade de participação de estudantes da graduação em formação inicial nas ações de pesquisa, expressas em questões que envolvem a produção de material pedagógico digital para fins educacionais. No contexto da atualidade, frente aos aspectos que envolvem a aprendizagem, emergem novos paradigmas científicos que buscam lógicas de construção da realidade. A pesquisa intenta a partir de teorias da complexidade (MORIN, 1970), ação comunicativa (HABERMAS, 1981) e interdisciplinaridade (WIRTZ, 1937), permitir que os estudantes estabeleçam relações entre os atores sociais que compõem lócus de aprendizagem na graduação para a construção colaborativa de materiais educativos no cotidiano educacional universitário. Como objetivo, destacamos a importância de desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem centrada no processo de formação inicial de professores, favorecendo o desenvolvimento de competências nos graduandos para o exercício profissional da docência, com ênfase no diálogo e comunicação junto à comunidade acadêmica para produzir de recursos educacionais abertos. Desse modo, espera-se que a partir de atividades práticas, seja possível estabelecer inter-relações entre os campos de conhecimentos transdisciplinares e o desenvolvimento de novos saberes, permitindo repensar a realidade, ressignificando a prática pedagógica no que tange a produção de conteúdos escolares. A metodologia é de caráter quantitativo (BOGDAN; BIKLEN, 2010). Será estabelecido como fonte de dados, o material produzido por estudantes, obtido a partir da inserção no ambiente cultural e virtual através do uso de tecnologias educacionais. Terá um caráter de pesquisa ação e respeitará as características descritivas dos fenômenos estudados frente a uma perspectiva subjetiva e objetiva dos processos formativos e de ação. A pesquisa terá duração de um ano, podendo ser prorrogada.