PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E UTILIZAÇÃO DE REA COMO FORMA DE ESTABELECER PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA

Andressa Ribeiro da Silva, José Fausto de Araújo Neto, Joelânio Cordeiro da Silva, Maria Iracema Pinho de Sousa

Resumo


Este trabalho tem como intenção realizar pesquisa que possibilite a oportunidade de participação de estudantes da graduação em formação inicial nas ações de pesquisa, expressas em questões que envolvem a produção de material pedagógico digital para fins educacionais. No contexto da atualidade, frente aos aspectos que envolvem a aprendizagem, emergem novos paradigmas científicos que buscam lógicas de construção da realidade. A pesquisa intenta a partir de teorias da complexidade (MORIN, 1970), ação comunicativa (HABERMAS, 1981) e interdisciplinaridade (WIRTZ, 1937), permitir que os estudantes estabeleçam relações entre os atores sociais que compõem lócus de aprendizagem na graduação para a construção colaborativa de materiais educativos no cotidiano educacional universitário. Como objetivo, destacamos a importância de desenvolver uma proposta de ensino e aprendizagem centrada no processo de formação inicial de professores, favorecendo o desenvolvimento de competências nos graduandos para o exercício profissional da docência, com ênfase no diálogo e comunicação junto à comunidade acadêmica para produzir de recursos educacionais abertos. Desse modo, espera-se que a partir de atividades práticas, seja possível estabelecer inter-relações entre os campos de conhecimentos transdisciplinares e o desenvolvimento de novos saberes, permitindo repensar a realidade, ressignificando a prática pedagógica no que tange a produção de conteúdos escolares. A metodologia é de caráter quantitativo (BOGDAN; BIKLEN, 2010). Será estabelecido como fonte de dados, o material produzido por estudantes, obtido a partir da inserção no ambiente cultural e virtual através do uso de tecnologias educacionais. Terá um caráter de pesquisa ação e respeitará as características descritivas dos fenômenos estudados frente a uma perspectiva subjetiva e objetiva dos processos formativos e de ação. A pesquisa terá duração de um ano, podendo ser prorrogada.

 



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Apresentação
Última alteração
15/10/2017