TITULAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
Resumo
Os Planos Nacional de Educação - (PNE) para o período 2014 a 2024 e de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2011 a 2020 estabelecem normas a fim de atingirem os objetivos previstos para o desenvolvimento da educação no país, tanto na graduação como na pós-graduação. A Universidade Federal do Cariri - UFCA tem procurado enquadrar-se nos dois planos, embora o processo de precarização do ensino superior e os cortes orçamentários governamentais tenham contribuído para dificultar este processo. Nesse sentido, desenvolveu-se este trabalho de levantamento da situação dos docentes da UFCA, no que diz respeito à titulação e às possibilidades de ofertas de cursos de pós-graduação stricto sensu. Pesquisa do tipo quantitativa, transversal, que utilizou informações sobre o corpo docente fornecidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFCA, a qual possibilitou a elaboração dos gráficos e tabelas, através do programa Microsoft Excel. Os resultados sobre a situação da titulação dos docentes em relação aos cursos/unidades acadêmicas ao qual estão vinculados, bem como as áreas de conhecimento que englobam os respectivos cursos foram analisados e comparados ao que prevê as normativas contidas nos Planos Nacionais, sendo analisados por estatística descritiva. Verificou-se que a UFCA possui 88% de docentes com titulação de mestrado/doutorado, sendo 50% destes possuidores do título de doutor, o que atende plenamente e supera a exigência contida na meta do PNE, a qual estabelece a proporção mínima de mestres e doutores em 75%, e destes, o mínimo de 35% com doutorado em efetivo exercício. Entretanto, para o atendimento da meta do PNPG, que estabelece a elevação do número de matrículas na pós-graduação, a UFCA mantém o desafio de ampliar o investimento neste setor, com estímulo à pesquisa científica e sensibilização dos docentes para publicação dos achados acadêmicos, com ênfase em periódicos de nível internacional, prospectando a criação de novos cursos no âmbito da UFCA.