TITULAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Andressa Rayanne Souza Garcia, Regilania dos Santos Quirino, José Valmir Feitosa, Maria Rosilene Cândido Moreira, Raimundo Martins Filho

Resumo


Os Planos Nacional de Educação - (PNE) para o período 2014 a 2024 e de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2011 a 2020 estabelecem normas a fim de atingirem os objetivos previstos para o desenvolvimento da educação no país, tanto na graduação como na pós-graduação. A Universidade Federal do Cariri - UFCA tem procurado enquadrar-se nos dois planos, embora o processo de  precarização do ensino superior e os cortes orçamentários governamentais tenham contribuído para dificultar este processo. Nesse sentido, desenvolveu-se este trabalho de levantamento da situação dos docentes da UFCA, no que diz respeito à titulação e às possibilidades de ofertas de cursos de pós-graduação stricto sensu. Pesquisa do tipo quantitativa, transversal, que utilizou informações sobre o corpo docente fornecidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFCA, a qual possibilitou a elaboração dos gráficos e tabelas, através do programa Microsoft Excel. Os resultados sobre a situação da titulação dos docentes em relação aos cursos/unidades acadêmicas ao qual estão vinculados, bem como as áreas de conhecimento que englobam os respectivos cursos foram analisados e comparados ao que prevê as normativas contidas nos Planos Nacionais, sendo analisados por estatística descritiva. Verificou-se que a UFCA possui 88% de docentes com titulação de mestrado/doutorado, sendo 50% destes possuidores do título de doutor, o que atende plenamente e supera a exigência contida na meta do PNE, a qual estabelece a proporção mínima de mestres e doutores em 75%, e destes, o mínimo de 35% com doutorado em efetivo exercício. Entretanto, para o atendimento da meta do PNPG, que estabelece a elevação do número de matrículas na pós-graduação, a UFCA mantém o desafio de ampliar o investimento neste setor, com estímulo à pesquisa científica e sensibilização dos docentes para publicação dos achados acadêmicos, com ênfase em periódicos de nível internacional, prospectando a criação de novos cursos no âmbito da UFCA.


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Apresentação
Última alteração
06/10/2017